sexta-feira 18 2013

Mostra SP: 'Inside Llewis Davis' e o inverno criativo do folk

Cinema

Novo filme dos premiados irmãos Joel e Ethan Coen reúne elenco afinado e homenageia o florescimento do estilo musical na década de 1960

Diego Braga Norte
Inside Llewyn Davis
Inside Llewyn Davis (Divulgação)
Ainda com a tela escura, suaves acordes de violão anunciam que o filme começou e, com o perdão do trocadilho óbvio, dão o tom de Inside Llewyn Davis, dos irmãos Joel e Ethan Coen, exibido na abertura da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nesta quinta. Em linhas gerais, poderíamos afirmar que a obra é uma homenagem dos diretores americanos à música folk. O longa é também um drama pessoal poderoso sobre as desventuras do protagonista e um retrato de um período importante da história da música. Com uma tocante atuação do ainda desconhecido Oscar Isaac (fazendo Llewyn Davis), o elenco tem também Carey Mulligan (O Grande Gatsby e Shame), Justin Timberlake (sim, ele mesmo, o cantor, ator, ídolo pop e sex symbol, não necessariamente nesta ordem), John Goodman (Argo) e o bonitão Garrett Hedlund (Tron, O Legado).
Llewyn Davis é um jovem músico que tenta se estabelecer no alternativo Greenwich Village de Nova York no início dos anos 1960. O tempo e o local da história não são escolhas aleatórias. Na mesma época, a cidade testemunharia o aparecimento e rápida ascensão do maior cantor de folk music de todos os tempos, Bob Dylan. Com referências diluídas ou diretas, o espectro de Dylan permeia toda a produção. Davis é levemente inspirado em Dave Van Ronk, um cantor folk que caiu no limbo da história após o aparecimento fulminante de Dylan. Inclusive o título do filme remete a um álbum de Van Ronk, gravado em 1963, que se chama Inside Dave Van Ronk.

Todas as músicas ao longo do filme foram interpretadas pelos próprios atores, porque os diretores quiseram dar mais veracidade e emoção às canções. Com isso, Oscar Isaac tem a oportunidade de mostrar uma voz cheia de personalidade e intimista. Os fãs e mesmo aqueles que não gostam de Justin Timberlake podem se surpreender com seu desempenho desenvolto no violão e sua voz em baladas folk. Até mesmo o caótico Adam (Adam Driver), da série de TVGirls, solta a voz em uma participação divertida.
Carregando seu violão e sua mala para cima e para baixo, Davis não possui casa e depende da boa vontade de amigos e conhecidos para dormir algumas noites em sofás e tapetes. O músico tampouco tem dinheiro para comprar um casaco apropriado para o inverno rigoroso, pois o que ganha tocando aqui e acolá não é suficiente para a sua subsistência. O frio que atravessa todo o filme é peça importante na composição do personagem que, como diria Ricardo III, vive seu inverno do descontentamento, com sua alma gelada e futuro sombrio. No entanto, a possibilidade de uma carona para Chicago faz Davis vislumbrar mudanças na carreira. Dividindo o carro com uma figura desagradável (John Goodman, em grande participação) e com seu ajudante de ordens caladão e misterioso (Garrett Hedlund), o cantor tem uma viagem conturbada e penosa. Em Chicago, ele procura um influente produtor e empresário musical a quem pretende mostrar suas músicas e assim fazer decolar a carreira.
Num contexto de Guerra Fria e após duas grandes guerras (a Segunda Guerra e a Guerra da Coreia), a música folk ganhou força nos EUA por ter em suas letras aspirações mais humanistas e pacifistas. Até seus instrumentos, tocados quase sempre sem amplificação nenhuma, soavam singelos e inofensivos. Por intermédio de Llewyn Davis, os premiados irmãos Coen — Palma de Ouro em Cannes em 1991 e donos de alguns Oscars, incluindo os de melhor direção e melhor filme por Onde os Fracos Não Têm Vez, em 2008 — narram uma história simples e sincera, mas com um fio condutor emotivo e cativante, a música folk. Não há como não simpatizar com o personagem principal durante o filme. E, se para muitos as manifestações culturais têm ciclos, parece ser o momento do retorno do folk. Após Searching for Sugar Man ganhar o Oscar de melhor documentário no ano passado, reativando a carreira de um músico folk desconhecido, Sixto Rodriguez, é a vez de Llewyn Davis tocar seu violão e comover plateias.

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