terça-feira 30 2012

Por que meu botox dura tão pouco?


veja.com

Thinkstock
Aplico Botox regularmente há anos, mas a aplicação parece durar cada vez menos. Em quatro meses o efeito acaba. Será que estou ficando resistente ao tratamento?
(Liana)
A toxina botulínica (ingrediente ativo do Botox®) paralisa ou relaxa os músculos responsáveis por algumas das rugas do rosto, suavizando-as e dando ao rosto um aspecto rejuvenescido. Só que é por tempo limitado, de 4 a 6 meses. Esse tempo varia dependendo das características pessoais, como a força dos músculos do rosto, e também da quantidade de toxina aplicada.
Qual a quantidade ideal?
A técnica de aplicação do Botox mudou ao longo do tempo. Há alguns anos era comum usar doses maiores de toxina. Mas doses grandes deixam um efeito artificial, enquanto doses menores têm um efeito natural. Por outro lado, quanto menor a dose, menor sua duração.
Passados alguns meses da aplicação, o movimento do músculo tratado começa a voltar, mas enfraquecido. Significa que a toxina continua agindo. A ação da toxina vai diminuindo aos poucos e só quando você conseguir movimentar completamente o músculo seu efeito está terminado.
Resistência ao Botox
A resistência ao Botox até pode ser considerada, já que é possível haver anticorpos que neutralizam a toxina. Mas é uma hipótese remota, pois o estímulo à formação de anticorpos acontece com doses muito altas de toxina botulínica, não usadas nos tratamentos estéticos habituais como o seu.
Portanto, Liana, discuta com seu dermatologista se é possível aumentar a dose injetada, mas sem ultrapassar o limite da naturalidade, ou se a alternativa é retornar ao consultório para aplicações mais frequentes.

Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tratamento/por-que-meu-botox-dura-tao-pouco/

Nenhum comentário: