terça-feira 30 2012

Anticoncepcional e acne


veja.com

Thinkstock

Uso cremes anti-acne, mas eles não eliminam completamente minhas espinhas. A pílula anticoncepcional seria útil para meu caso?
(Lia)
Alguns anticoncepcionais podem melhorar o quadro de espinhas em mulheres, especialmente naquelas com síndrome de ovários policísticos. É uma opção quando a acne não melhora com tratamentos tópicos e quando a isotretinoína por via oral não será usada.
Efeito anti-acne
O anticoncepcional funciona como tratamento de pele quando em sua composição existem hormônios com ação anti-androgênica. Esses hormônios bloqueiam a ação de hormônios andrógenos, ou hormônios masculinos, que toda mulher tem. O bloqueio reduz a acne e controla a oleosidade da pele e dos cabelos. Em algumas mulheres a pílula anticoncepcional elimina completamente as espinhas. Em outras, é conveniente combinar o tratamento com cremes de uso tópico.
Resultado temporário
Depois de 3 ou 4 meses usando o anticoncepcional, as espinhas diminuem ou desaparecem, e esse efeito continua enquanto o anticoncepcional estiver sendo usado. Mas, se sua tendência natural é ter espinhas, ao suspender a pílula as espinhas voltarão.
Contra-indicações
Não se automedique. Antes de iniciar o uso do anticoncepcional, consulte o dermatologista ou o ginecologista. Existem condições que contra-indicam o uso, como ter histórico de coágulos no sangue (trombose), de doenças cardiovasculares ou antecedente de câncer de mama, útero ou fígado, dentre outros.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/secao/tratamento/

Nenhum comentário: