terça-feira 30 2012

Haddad foge de responder sobre promessa de campanha


veja.com

A criação do Bilhete Único Mensal foi uma das principais promessas de campanha de Fernando Haddad (PT). Vencida a eleição, o petista tem sido reticente sobre a implantação da ideia. Na segunda-feira, disse que o benefício dependia de aprovação na Câmara Municipal e que deve entrar em vigor só no segundo ano de governo, ou seja, em 2014. Nesta terça, tergiversou ao ser questionado sobre a extensão do Bilhete Único Mensal ao Metrô, após reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes.
A proposta de Haddad consiste em criar um bilhete com preço fixo e validade mensal para viagens ilimitadas nos ônibus da capital. Hoje, o Bilhete Único funciona de forma integrada com o Metrô, com desconto para quem usa os dois meios de transporte. Questionado sobre a integração com os trens, o petista assim respondeu: “Veja bem, o meu plano de governo tem muitos compromissos com São Paulo.” Falou então da cessão de terrenos do estado para a construção de creches e de novas parcerias para o Metrô, sem sequer citar a promessa de campanha.
Haddad e Alckmin estiveram reunidos por 40 minutos no gabinete do governador. A audiência foi marcada a pedido do prefeito eleito. Eles tomaram café e combinaram de montar um grupo com representantes da prefeitura e do governo do estado para, assim que Haddad tomar posse, estudar a possibilidade de ampliar parcerias. O rápido pronunciamento dos dois após o encontro foi uma infindável troca de elogios.
“O clima é o melhor possível. Não haverá nenhuma dificuldade”, disse o petista. “Tenho certeza de que vou contar com o governador e vim aqui dizer que ele conte comigo sempre.” O anfitrião retribui a gentileza. “Foi uma grande alegria receber o prefeito eleito da nossa capital”, disse o governador. “Reiteramos nossas boas parcerias. Vamos estar juntos em benefício da população de São Paulo.” Alckmin foi o principal cabo eleitoral do adversário de Haddad nessa campanha, o tucano José Serra.
Em seguida, em entrevista ao SPTV, da Rede Globo, afirmou que encaminhará um projeto à Câmara Municipal nas primeiras semanas de governo e pretende orientar sua bancada de vereadores para priorizar o Bilhete Único Mensal.
(Carolina Freitas, de São Paulo)

Nenhum comentário: