segunda-feira 02 2015

Juiz Moro diz que a opinião do povo sobre processos contra 'poderosos' é fundamental



O Juiz que já se tornou ao lado de Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF e outros juízes importantes, uma lenda nacional.
E Moro sempre ressalta a importância da opinião do povo sobre os processos que mexem com 'gente que se acha graúda'.
***Durante uma palestra, o juiz Sergio Moro elogiou, sem citar nomes, "importantes medidas" da juíza Celina Regina Bernardes, que determinou buscas no escritório de um dos filhos do ex-presidente Lula, na Operação Zelotes.
Questionado após o painel, ele confirmou se tratar da juíza. "Vi pelo jornal apenas e acredito que está nas mãos de uma colega muito competente. Vamos aguardar o desenvolvimento dos trabalhos. A referência foi a esse caso que vi ontem.  Mas eu só conheço o caso, como todos os senhores, pela imprensa", disse.
Muitos peixes
Questionado pelo mediador do painel, o editor da revista Economist, Michael Reid, sobre se houve excesso nas prisões e delações premiadas e se estas seriam uma maneira de "pescar" acusados, Moro respondeu: "Olha, tem vindo bastante peixe".
Em seguida, foi aplaudido. Reid se referiu à expressão em inglês "fishing expedition", um termo informal usado para definir uma tentativa de descobrir fatos por meio de interrogatórios vagos, sem evidências de que o crime tenha ocorrido. "Acho que existe exagero na crítica", afirmou Moro.
Opinião pública
"Dez pessoas sem julgamento seria um atentado contra o Direito?" Moro também voltou a defender as prisões preventivas decretadas até o momento. "Não tenho nenhuma dúvida de que a opinião pública tem se posicionado a favor dos trabalhos que têm sido feitos", afirmou. "Em processos envolvendo poderosos, a opinião pública é fundamental."  O magistrado disse ainda que trabalha com "muita cautela" para que não haja anulações na operação. "Acredito que até o momento o caso tem sobrevivido aos questionamentos que têm sido feitos", afirmou. ***(Com informações de G1)

Nenhum comentário: