TudoSobreTudo

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uma dúvida: maquiagem pode fazer mal para a pele?


Publicado em: 13/08/2015



Pense na extensão de sua pele. É o maior órgão do corpo humano. Entre suas principais funções está separar o ambiente externo do nosso ambiente interno. Por isso é uma capa protetora. Queimaduras, feridas, topadas, picadas…lá está nossa pele nos defendendo! Reage à ação de vírus como o da catapora, sarampo, rubéola, herpes e tantos outros… Ajuda a regular a temperatura interna, produzindo suor nos dias quentes ou se “fechando” nos dias frios, para reter mais calor. Pode absorver substâncias ou até eliminar toxinas.
Para executar todas estas “missões” a pele é nutrida por uma rede vascular muito extensa. E estes vasos levam oxigênio para cada célula, fazendo-a, sim, “respirar”. Mas há outro tipo de troca entre a pele e o meio ambiente que muitos chamam de “respiração” : é aquela que ocorre através dos poros. Os poros precisam estar abertos para que possam eliminar secreções das glândulas sebáceas e com isso garantir a saúde da pele. Poros fechados levam à formação de cravos e espinhas, por exemplo.
A maquiagem não faz mal, mas é fundamental retirar tudo à noite e deixar a pele respirar. Produtos mais espessos como bases e pós compactos se acumulados, podem provocar a obstrução dos poros. Por mais cansada que você esteja, dedique 5 minutos para retirar a maquiagem e com isso manter sua pele limpa e saudável!
Aqui vão algumas dicas:
- Passe um demaquilante, especialmente se a maquiagem foi muito intensa. Evite produtos com álcool. Lenços umedecidos para higiene dos bebês podem ser utilizados.
- Depois, lave o rosto com um sabonete suave, de ph neutro. Enxague bastante. De preferência com água fria.
- Você já pronta para dormir. Se tiver mais um tempinho, pode utilizar um creme hidratante em pouca quantidade.

É muito importante cuidar da pele: não apenas por estética, mas principalmente em nome da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário