quarta-feira 29 2014

Maioria dos funcionários quer trocar de emprego; aprenda a manter os bons

Por Jacquelyn Smith- Forbes Brasil
Pesquisa mostra pontos de insatisfação para que o futuro de cada um seja negociado




ThinkStock
ThinkStock
























Uma nova pesquisa mostra que, enquanto 59% dos trabalhadores estão satisfeitos no trabalho, um em cada cinco (21%) pretende mudar de emprego neste ou no próximo ano. As empresas, no entanto, podem mudar esse quadro. Tudo depende do que elas têm para oferecer.
O site Career Builder realizou uma pesquisa entre 3.000 trabalhadores norte-americanos para descobrir o que os funcionários mais valorizam no local de trabalho e o que os mantem motivados a permanecerem no emprego.
"Não reconhecer o que é importante para os funcionários pode se transformar em mais insatisfação com o trabalho, menor produtividade e maior rotatividade voluntária", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do Career Builder. "É fundamental que as empresas entendam as necessidades do seu local de trabalho e identifiquem seus pontos positivos e onde devem melhorar."
A maioria (54%) de quem quer permanecer no emprego conta que gosta das pessoas com quem trabalham. 49% disseram que estão satisfeitos com seus benefícios e 43%, satisfeitos com o seu salário. Outros motivos comuns: a incerteza no mercado, um bom chefe e sentir-se valorizado.
Os trabalhadores insatisfeitos com seu trabalho em geral são mais propensos a mudar de emprego nesse ano. Mas por que são tão infelizes? 66% citaram preocupações sobre salário e 65% disseram que não se sentem valorizados.
Há, na verdade, diversos fatores que levam à vontade de mudança: insatisfação com as oportunidades de progressão na empresa atual (45%); insatisfação com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (39%); sentir-se subempregado (39%); estresse(39%); baixo desempenho do chefe (37%); estagnação no cargo (36%); pouco tempo na empresa (35%); e falta de aumento salarial em 2013 (28%).
O que pode parecer difícil, mostra-se mais simples. Ao entender as necessidades dos empregados que a sua empresa quer manter, fica mais fácil de negociar. Especialmente se for possível atender às demandas.
Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr), no Facebook (ForbesBrasil) e no Instagram (@forbesbr).


Nenhum comentário: