terça-feira 19 2013

Mensaleiras presas tomam 1º banho de sol na Papuda

Mensalão

Kátia Rabello e Simone Vasconcellos caminharam no pátio do presídio no Distrito Federal. Sem uniforme, elas conversaram com outra detenta

A ex-presidente do Banco Rural, Katia Rabelo, escoltada por policiais militares, passeia durante banho de sol no Complexo Penitenciario da Papuda
A dona do Banco Rural, Katia Rabelo, durante banho de sol no Complexo Penitenciario da Papuda (Ed Ferreira/Estadão)
A ex-dona do Banco Rural, Kátia Rabelo, e a ex-diretora da agência de publicidade de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, condenadas no julgamento do mensalão, tiveram direito ao primeiro banho de sol no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, nesta terça-feira. Durante meia hora, elas caminharam pelo pátio do presídio e conversaram com outra detenta, sempre escoltadas por policiais. Elas têm direito a duas horas diárias de banho de sol. 
Presas em Brasília desde sábado, elas foram transferidas na segunda-feira da Superintendência da Polícia Federal para uma unidade da Polícia Militar dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, onde estão presos também os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. 

O advogado de Kátia Rabelo, José Carlos Dias, disse já ter pedido ao juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a transferência dela para uma prisão em Belo Horizonte, onde mora a família. O juiz decidiu enviá-las para a Papuda porque o Presídio Feminino da Colmeia, na Região Administrativa do Gama (DF), não oferecia condições de segurança para alojá-las.
Kátia foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quase 17 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Já Simone Vasconcelos foi condenada a 12 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A pena será cumprida em regime semiaberto.

Nenhum comentário: