sábado 02 2013

Marieta Severo: "Eu aprendi que o dever de casa é uma obrigação da criança"


A disciplina dos tempos da escola é essencial para a atriz que precisa se dedicar a fazer pesquisas e decorar textos


Eu adorava a escola! Para mim era um castigo se não pudesse ir. Lembro bem dos brinquedos, do jardim e de muitos professores. Gostava da maneira como eles ensinavam, dos métodos. Era como se tudo fosse um grande jogo! Eu fazia as lições de casa sozinha, mas sempre que tinha uma redação como tarefa, meu pai se aproximava, fazia perguntas e lia comigo. Era um momento em que eu estabelecia um elo especial com ele.
Normalmente meus pais não ficavam checando a lição de casa. No máximo, davam uma olhada para ver se estava sendo feita. Aprendi que o dever de casa é uma obrigação da criança e segui isso com os meus filhos. Acho que corrigir a tarefa é um momento importante da relação entre professor e aluno. O professor precisa sentir se a filosofia geral da aula foi passada. Se os pais ajudam sempre, fica difícil detectar o grau de dificuldade daquela criança.
Além disso, a lição de casa cria um senso de responsabilidade no aluno. Eu mantenho essa relação até hoje na minha profissão, já que tenho muito dever de casa. Preciso ter disciplina, dentro de uma medida de bom senso. Nada que se torne um massacre, porque acredito que a hora de lazer e de brincar deve ser respeitada. A lição de casa tem ainda a função de fixar e de reforçar o que foi visto na escola. Não me incomoda a criança se aprofundar fazendo pesquisas e complementar o estudos, mas o ideal é que fazer isso de uma maneira prazerosa e não como um suplício. Até porque hoje se aprende de várias formas.
Na minha infância não havia muitas opções de programas culturais. Eu me lembro que meus pais liam bastante e penso na minha mãe na horizontal, sempre lendo... Esse era o meu estímulo. Comecei a ler com as obras Monteiro Lobato, depois vieram uma coleção de romances chamada Biblioteca das Moças e os Contos da Condessa de Seguir. Mas eu também adorava ir ao cinema e ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para ver espetáculos de balé, minha grande paixão.
Hoje há muito mais atrações. Levo os meus netos para teatro, cinema, livrarias... Com sete netos, posso fazer um pouco de tudo! O meu neto mais velho, de 16 anos, até me ensinou a gostar da banda Metallica. Falei que se ele passasse de ano, o levaria ao show. E ele rebolou para passar! Eu fui e não é que gostei? Os meninos adoram jogos e se divertem tocando guitarra. Já as meninas gostam de musicais, peças e exposições. Quando elas ficam sabendo de alguma programação, ligam e me pedem para levá-las. Faço isso com o maior prazer!

Marieta Severo nasceu na cidade do Rio de Janeiro e é uma das mais respeitadas atrizes brasileiras, premiada várias vezes por atuações no teatro, na TV e no cinema.

Nenhum comentário: