quarta-feira 20 2013

Deixando-se a irmandade Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir
Simone de Beauvoir no South Bank Show. Fotografia: Fim de semana de Londres Televisão / Rex Features
O Segundo Sexo, como a maioria dos grandes livros feministas, contém um par de idéias muito importantes e uma grande quantidade de material que agora parece datado. Isso é verdade para a maioria dos livros inovadores, e o fato de que as pessoas ainda estão citando sua mais famosa linha - que as mulheres são feitos, não nascem - fala por si.Eu gosto do fato de que Simone de Beauvoir era um intelectual, e eu invejo a sorte em ser capaz de produzir o seu trabalho principal no momento em que ser sério não era visto com desconfiança.
No início desta semana, a notícia da revista Le Nouvel Observateurmarcada centenário de De Beauvoir com uma fotografia nua da grande feminista em sua capa. Eu não sei o que De Beauvoir teria feito isso, ou da animada discussão de seu fundo, o que vem acontecendo nos meios de comunicação franceses. Se estivesse vivo hoje, eu não acho que os editores seria fila para dar-lhe uma coluna, eo fato de que a imagem foi usada em tudo ilustra a dificuldade que as pessoas ainda parecem ter em reconhecer os sensuais, aspectos sexuais do feminismo.
De Beauvoir si parece ter dificuldades para conciliar os diferentes aspectos de seu caráter e de suas cartas para seu amante americano, o escritor Nelson Algren, mostrar uma brincadeira (às vezes ao ponto de vergonha) que não possuem muito em seu relacionamento com Jean- Paul Sartre. Todas as vidas contêm contradições e De Beauvoir de não me surpreender, dado o período em que ela cresceu.
O problema que tenho em escrever sobre ela, ou qualquer outra feminista famoso, é o pressuposto tácito de que todos nós pertencemos a uma espécie de irmandade, onde se aventurar até mesmo o mais suave crítica é deixar o lado negativo. Às vezes eu acho que você deveria se comportar como se estivéssemos em uma grande festa do pijama, onde Mary Wollstonecraft risos em um canto com Germaine Greer e De Beauvoir compara penteados com Gloria Steinem.
Quando isso acontece, eu não gostava intensamente Betty Friedan, autora de The Feminine Mystique , com quem eu já passei um dia miserável, em Long Island, e eu não acho que eu teria aquecido a Simone de Beauvoir também. Ela foi conivente com a misoginia grotesco de Sartre, e ela não ficou claro sobre a diferença entre se comportar como uma mulher independente e cópia predatória sexualidade masculina. Estou dividido entre sentir pena de Simone de Beauvoir sobre este ponto - que a fotografia nu de lado, ela raramente parece confortável com ela mesma em imagens - e um pouco impaciente com ela. Sei também que, no entanto, que o feminismo deve muito aos seus pioneiros e De Beauvoir é sem dúvida um deles.

Nenhum comentário: