domingo 11 2013

Novas drogas contra o diabetes são seguras, diz agência europeia

Medicamentos

Após uma revisão de estudos sobre o assunto, o órgão eliminou a possibilidade de esses remédios prejudicarem o pâncreas, como pesquisas haviam sugerido

Diabetes: Cirurgia bariátrica ajuda a manter a doença sobre controle, apontam pesquisas
Diabetes: Agência europeia descarta risco de novas drogas contra a doença sobre o pâncreas (Thinkstock)
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) concluiu que novos medicamentos à base do hormônio GLP-1, usados para o tratamento do diabetes tipo 2, não apresentam problemas de segurança. Após revisar uma série de estudos sobre o assunto, o órgão concluiu que remédios como o Victoza (liraglutida) e o Byetta (exenatida) não aumentam o risco de inflamação no pâncreas ou de câncer na região, como algumas pesquisas haviam apontado. 
A preocupação em torno desses medicamentos começou há alguns anos, com a divulgação de estudos que apontavam para efeitos adversos das drogas. Uma pesquisa feita por Peter Butler, chefe de endocrinologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, por exemplo, mostrou que diabéticos que faziam uso de medicamentos à base de GLP-1 eram mais propensos a apresentar inflamação e sinais pré-cancerosos no pâncreas do que pessoas com diabetes que não tomavam esses remédios. 
No entanto, a EMA afirmou que essa e outras pesquisas tinham uma série de limitações metodológicas. A agência assumiu, porém, que ainda existem algumas incertezas em relação aos efeitos dos medicamentos a longo prazo.
O Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, também já havia começado uma revisão dos estudos sobre possíveis efeitos adversos desses medicamentos. Segundo o jornal The New York Times, o FDA disse concordar com a conclusão do órgão europeu, mas mesmo assim continuará com a sua revisão.

Nenhum comentário: