quarta-feira 24 2013

Humor e Renato Russo impulsionam cinema brasileiro

Cinema

Receita arrecadada no primeiro trimestre foi de 141,9 milhões de reais, 90% do total obtido pelas produções nacionais durante todo o ano de 2012

Filme: 'Minha mãe é uma peça'
Filme: 'Minha mãe é uma peça' (Páprica Fotografia/Divulgação )
O primeiro semestre de 2013 foi bastante animador para o cinema nacional. No período entre 4 de janeiro e 11 de julho, os filmes brasileiros arrecadaram 141,9 milhões de reais pela venda de 13,6 milhões de ingressos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). O montante corresponde a 90% de toda a receita gerada pela produção cinematográfica brasileira no país durante todo o ano de 2012. 
Segundo o orgão federal, o balanço do primeiro semestre amplia a tendência de aumento da participação de obras nacionais no circuito comercial, que havia sido ganhado fôlego no segundo semestre de 2012. 
Alguns blockbusters impulsionaram os números animadores. No topo da lista dos filmes mais vistos nos primeiros seis meses de 2013, está a comédia Vai que Dá Certo, que atraiu 2,7 milhões de espectadores (número equivalente a bilheteria de 28,9 milhões de reais). No segundo lugar, está outra comédia, Minha Mãe É uma Peça, seguida por dois longas inspirados na vida e em uma composição de Renato Russo, da Legião Urbana.
Os títulos nacionais, porém, estão aquém do desempenho dos filmes estrangeiros nos cinemas do país. Dos 78,8 milhões de pessoas que foram às salas de exibição no país no primeiro semestre de 2013, apenas 18,3% (14,4 milhões) assistiram a produções brasileiras. 

Nenhum comentário: