quarta-feira 19 2012

Correr para a academia apenas perto do verão funciona?


19/12/2012
 às 12:42 \ 


Foto: Thinkstock
Com a proximidade do verão, cresce o número de pessoas que se matriculam em academias para exibir um corpo sarado nas praias e piscinas. Ainda que a atividade física tenha sido deixada de lado durante boa parte do ano, muitos desses novos “ratos de academia” acabam praticando exercícios físicos por horas a fio para compensar o tempo perdido. Será que isso funciona?
Como já abordei em texto anterior, os efeitos estéticos da prática regular e orientada de exercícios levam pelo menos trinta dias para serem sentidos. Ou seja, praticar atividade física num esquema “intensivão” apenas para aparentar um corpo mais esbelto pode resultar em frustração. Além do ganho de massa muscular ser lento, a queima da gordura é um processo ainda mais difícil. Quando ouve-se dizer que alguém perdeu mais de três quilos em duas semanas é preciso ter em mente: o que houve, na verdade, foi apenas perda de líquido e de massa muscular – situações nada saudáveis.
Outra questão ainda mais importante: sobrecarregar o corpo com sessões extenuantes e por vários dias sem descanso para obter resultados mais rápidos acentuam consideravelmente o risco de aparecimento de lesões.
Mas nem tudo está perdido – ao menos para os que têm paciência. Matricular-se numa academia no verão pode trazer, sim, bons resultados. Os professores provavelmente orientarão os alunos mais afoitos para que o programa se mantenha ao longo do ano, visando o verão do ano que vem. Ainda que um pouco fora do prazo esperado, o mais importante será o resultado: um estilo de vida mais saudável.
Por Renato Dutra
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/nutricao/correr-para-a-academia-apenas-perto-do-verao-funciona/

Nenhum comentário: