terça-feira 04 2012

China lançará nave espacial tripulada em junho de 2013


Espaço

Autoridades chinesas anunciam nova missão tripulada do país, a Shenzhou 10. Ambicioso programa espacial chinês prevê uma estação espacial até 2020

Lançamento do módulo experimental da primeira estação espacial chinesa, Tiangong-1, na província de Gansu, China
Lançamento em 2011 do módulo experimental da primeira estação espacial chinesa, Tiangong 1, na província de Gansu, China (Petar Kujundzic/Reuters)
A China lançará uma nova missão espacial tripulada no início de junho do próximo ano, afirmou neste sábado o vice-comandante do programa espacial tripulado do país, Niu Hongguang. De acordo com o oficial, o objetivo da missão é realizar experimentos científicos durante 15 dias no módulo de laboratório.
Segundo declarações de Niu durante o 18º Congresso do Partido Comunista da China, a missão Shenzhou 10 contará com uma tripulação de dois astronautas homens e uma mulher — como ocorreu com sua predecessora, a Shenzhou 9, que fez da astronauta Liu Yang a primeira mulher chinesa a ser enviada ao espaço.

Saiba mais

TIANGONG-1
O módulo experimental da estação chinesa tem oito toneladas com um formato cilíndrico e uma escotilha de acoplamento em cada ponta. A estrutura possui dois compartimentos, um para guardar carga útil e o outro equipado com computadores e dispositivos de controle da espaçonave.
O módulo Tiangong-1 será um laboratório de testes para a futura estação espacial chinesa
Ainda de acordo com o vice-comandante do programa espacial, a Shenzhou 10 deverá acoplar-se ao módulo de laboratório espacialTiangong-1 (Palácio celeste 1, em tradução livre). O lançamento do laboratório espacial ocorreu em setembro de 2011. Desde então, ele acoplou-se com as missões Shenzhou 8 (não tripulada), em novembro daquele ano, e Shenzhou 9, em junho de 2012. Os procedimentos confirmaram a capacidade de acoplagem espacial da tecnologia chinesa, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.
A missão Shenzhou 10 será a quarta tripulada e realizada por astronautas chineses e a segunda com a participação de uma mulher. "Os astronautas permanecerão no espaço por 15 dias, conduzindo experimentos científicos no módulo de laboratório e realizando palestras científicas para espectadores na Terra", diz Niu. 
Estação espacial — O objetivo do programa espacial chinês é ter sua própria estação espacial até 2020. A China vê em seu ambicioso programa espacial um símbolo da cada vez maior relevância global do país asiático. Segundo dados oficiais, no final de 2011 a China havia enviado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, ficando em segundo lugar em número de lançamentos, atrás apenas da Rússia.
Em 2003, a China tornou-se o terceiro país a enviar um astronauta de forma independente ao espaço, feito só realizado pelos Estados Unidos e pela Rússia.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: