sábado 27 2012

Redação do Enem, parte 1: evite gírias e termos pomposos


Microcurso VEJA

Orientações podem ajudar o estudante a obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova federal

Lecticia Maggi
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Redação do Enem deve ter informações completas e claras (Thinktock)
A primeira competência avaliada na redação do Enem é o domínio do idioma. Na prática, isso significa que os examinadores querem medir a capacidade do estudante de diferenciar os registros oral e escrito da língua portuguesa.
Quando conversamos com amigos, nosso discurso muitas vezes é impreciso e fragmentado. O interlocutor compreende o que tentamos explicar graças ao contexto da conversa. Por exemplo: quando digo "Eu 'tive' lá ontem para resolver aquilo", meu amigo provavelmente entenderá do que se trata porque conhece previamente o assunto. Sabe que fui a algum lugar (Eu fui a algum lugar...) para tratar de um assunto importante.
Em uma redação, contudo, tudo ocorre de forma diversa. É preciso cuidar para que todas as informações estejam explicitadas no texto, uma vez que o leitor (o examinador do Enem, no caso) não tem dados prévios do assunto abordado pelo candidato e tampouco receberá informações adicionais. Neste caso então, mais correto seria dizer: "Eu fui ao cartório ontem para justificar minha ausência na votação do domingo."
Por isso, na redação, o estudante deve ser absolutamento claro em relação à mensagem que pretende transmitir. "Não exija do corretor que lerá sua redação um esforço de interpretação acima do comum. Ele não pode adivinhar o que você está pensando", diz o professor Francisco Platão Savioli, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares.
Tendo em mente que a clareza é fundamental, professores ouvidos por VEJA oferecem orientação adicionais para a produção de um texto que obedeça também à norma padrão da língua portuguesa. Entre elas, estão: evite gírias, não tente escrever difícil e zele pela gramática. Seguindo essas orientações, são grandes as chances de o candidato obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova. 

Nenhum comentário: