domingo 31 2016

5 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A PRATICAR O DESAPEGO

Desde que eu decidi viver só com uma mala, tudo o que eu mais faço é desapegar. Eu fui reduzindo a quantidade de coisas que eu possuo drasticamente e parece que quanto mais eu desapego, mais eu pego gosto pela coisa.
Assim que pedi demissão para virar nômade digital, eu precisei resolver o que faria com a tonelada de coisas que eu tinha em casa. Eu não tinha onde deixar essas coisas e pagar um depósito por tempo indeterminado não fazia o menor sentido. Foi quando eu decidi que tentaria me livrar do máximo que eu conseguisse.
Nem preciso dizer que não foi nada fácil, né? Eu era apegada. Tinha dor no coração só de pensar nas minhas coisas lindas, novas e que custaram caro e achava impossível escolher o que era mais importante no meio de tudo isso.
Para ficar mais fácil, eu segui um passo a passo que me ajudou muito e é isso que quero compartilhar com vocês aqui!

1. Tenha um objetivo claro

É muito importante ter um objetivo definido antes de começar. No meu caso era a viagem, mas pode ser uma mudança de estilo, a necessidade de mudar para uma casa menor e até o desejo de viver com menos. Uma vez que o objetivo está claro, fica mais fácil saber o que é realmente importante.
No meu caso, por exemplo, eu sabia que por causa da minha decisão, eu passaria a trabalhar de casa e isso elimina a minha necessidade de ter tantas roupas para trabalhar. Conclusão, as primeiras peças que saíram do armário foram as roupas sociais.

2. Separe tudo por categorias

Não tem nada mais desestimulante do que aquela sensação de que explodiu uma bomba atômica no nosso quarto. Quando isso acontece, a gente começa a arrumação cansada e fica mais difícil ter clareza do que é importante. A minha dica é separar por categorias: roupas de inverno, roupas de verão, sapatos e acessórios.
Mesmo que você tenha que dedicar um dia inteiro para cada coisa, fica muito mais fácil fazer dessa forma.
Comece separando as peças que você mais ama e provavelmente são as que você usa 80% do tempo. Depois, vá para o que sobrou e comece a olhar com cuidado. Uma dica incrível da expert em organização Marie Kondo, do livro “A Mágica da Arrumação”, é sempre se fazer a pergunta: “Essa peça traz alegria para a minha vida?”.
Muitas vezes a gente ama uma roupa, mas nunca a usamos. Não combina com a gente, com o que temos no armário ou não serve mais. Essas peças precisam sair das nossas vidas, pois elas estão ocupando espaço de outras que podem nos trazer muito mais satisfação e contentamento. 
Não tenha pena de tirar essas peças da frente. Ainda segundo a Marie Kondo, elas tiveram o seu propósito, te fizeram linda e feliz ou até mesmo te ensinaram o que não te veste bem ou não combina mais com o seu estilo. Olhe para tudo o que não faz mais sentido manter, agradeça por não precisar mais daquilo e elimine sem dó.
Tudo separado?
E agora? O que fazer com o que não queremos mais?

3. Passe a diante

A primeira coisa é jogar no lixo tudo aquilo que está feio, rasgado, cheio de bolinhas, manchado. Se você não usaria aquilo de jeito nenhum, não ache que outra pessoa, mesmo que com uma condição financeira diferente da sua, gostaria de usar. 
Também não passe para outras pessoas a responsabilidade de lidar com aquilo que você não conseguiu se livrar. É difícil jogar fora ou até mesmo doar aquilo que não nos serve mais, por isso, as vezes é mais fácil fazermos uma pilha de roupas e darmos para a nossa irmã mais nova ou para a nossa mãe. Só que não é justo fazer outra pessoa acumular aquilo que a gente não quer mais.
Colocou tudo o que não presta no lixo? Agora, separe roupas boas com carinho e pense nas suas amigas que já elogiaram aquela peça ou em alguém que realmente ficaria feliz em ganhá-la ou esteja precisando daquilo. Doe para essas pessoas ou para uma causa a qual você confie!

4. Venda

Todo mundo tem aquelas peças do apego. Aquelas que a gente pagou caro e muitas vezes nem foram usadas. Nesse caso, nada mais justo do que recuperar o dinheiro investido nelas. Você pode fazer um bazar na sua casa, pedir para as amigas chamarem outras amigas ou até mesmo usar sites como o Enjoei.
Nesse caso, você vai dividir os lucros pagando uma comissão de 20%, mas vai ter o apoio de uma rede com milhares de seguidores para vender as suas peças com muito mais rapidez e comodidade já que eles cuidam de tudo, até do pagamento do frete.
Outra sugestão é criar um álbum no Facebook no melhor estilo “Família Vende Tudo”. Conheço gente que já fez isso e deu certo! A única questão aqui é ter que lidar com todo o processo de entrega e cobrança.
Se grana não é um problema e você só quer renovar o guarda roupa, pode fazer uma festinha para trocar essas roupas com as suas amigas. Todo mundo leva aquilo que não usa mais e negocia de acordo com os interesses de cada uma. Mas lembre-se: não vale ficar regulando ou calculando o quanto você pagou. Pense que essa é uma peça que estava parada e que você está ganhando outra que será usada. Só isso já é uma boa razão para trocar.

5. Use a sua criatividade e reinvente

Aquela saia indiana da sua adolescência pode virar uma linda almofada. Uma calça jeans pode virar um shortinho. Um vestido pode virar uma mini saia. No Pinterest não faltam ideias DIY que reaproveitam coisas que estão sem uso em casa.
O mais importante de tudo isso é não deixar nada parado. Sempre pense que no lugar daquilo que você não usa poderia estar algo mais importante, que seja um espaço vazio para arejar as suas roupas.
Tudo o que nos cerca tem energia e toda energia parada está sendo desperdiçada. Eu garanto que com um armário mais livre você vai aproveitar muito mais as roupas que sobraram e entender melhor o que realmente falta para que você seja mais feliz com ele!

2 comentários:

Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lucas HD disse...

Minimalismo

Também escrevi um artigo sobre o minimalismo :)