TudoSobreTudo

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dieta rápida: inclua a tapioca com chia no cardápio e perca até 1 kg por semana


Quando o assunto é emagrecimento, a dupla tapioca e chia é potente. Esses alimentos são levinhos e ajudam a driblar a fome - basta substituir o pãozinho do café da manhã pela receita turbinada. Dá para perder 1 kg por semana.
Dieta rápida: inclua a tapioca com chia no cardápio e perca até 1 kg por semana

span> A recomendação é de uma tapioca por dia, geralmente no café da manhã.
Foto: Leo Feltran // Shutterstock

Quem vive ligada nas novidades de dieta sabe que tapioca e semente de chiaestão em alta. Agora, já pensou em combinar as duas na mesma refeição? Acrescentar as sementes à massa de tapioca evita que haja um pico de açúcar no sangue e você queira comer mais. "A receita poderá melhorar o índice glicêmico, favorecendo a saciedade e o emagrecimento", diz a nutricionista Regina Longano, de São Paulo.
Combinação poderosa
Tapioca
Bem comum no Norte e no Nordeste do país, a queridinha da dieta é feita à base de mandioca. Leve e fonte de carboidratos, é uma ótima substituta do velho pãozinho do café da manhã. Afinal, a tapioca não contém sódio, gordura nem glúten.
Chia
As sementes de chia são ricas em fibras e têm uma boa quantidade de proteínas. "No processo digestivo, as fibras incham e formam um gel, prolongando a sensação de saciedade", explica Regina.
Receita turbinada
Juntas, tapioca e chia podem ser ainda melhores para quem quer perder peso. Basta adicionar a semente à massa. "A fibra de chia ajuda a reduzir o índice glicêmico da tapioca, isto é, evita que o carboidrato da massa caia rapidamente no sangue, o que leva a um menor pico glicêmico e diminui a compulsão alimentar", diz a especialista.
Prepare sua tapioca

Para quem quer emagrecer, Regina recomenda comer uma tapioca por dia do tamanho de um pires de chá, de preferência no café da manhã. "Por ser um alimento rico em carboidratos, é uma excelente fonte de energia para começar o dia", explica a especialista.

Ingredientes
2 col. (sopa) de goma de mandioca hidratada
1 col. (sopa) de sementes de chia
Modo de preparo
Coloque a goma de mandioca junto com a chia em uma frigideira, misture os ingredientes e depois espalhe a mistura pela frigideira aquecida. Se preferir a massa mais fina, peneire a goma de mandioca antes de colocá-la na frigideira. Com uma espátula, vire a massa até que os dois lados fiquem sequinhos. Prepare o recheio e coloque-o sobre a tapioca. Dobre a massa como se fosse um pastel. Está pronta!
De olho no recheio
O recheio pode ajudar ou mandar para longe seu plano de emagrecer. Por isso, segundo Regina, o melhor é optar por alimentos proteicos ou de baixas calorias, como escarola com milho verde, espinafre com aliche, cenoura ralada com tomate, frango desfiado, atum ralado e carne moída.

Bateu a vontade de doce? Uma vez por semana dá para fazer uma tapioca para matar a vontade. "Frutas da época levemente adocicadas, como morangos picados com uma pitadinha de açúcar e canela, e maçã salpicada de açúcar e flocos de quinua, são opções bacanas", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário