sexta-feira 09 2015

Ação policial contra terroristas na França

Forças especiais da polícia francesa retiram reféns de dentro de mercado em Porte de Vincennes, leste de Paris
Forças especiais da polícia francesa retiram reféns de dentro de mercado em Porte de Vincennes, leste de Paris - Thomas Samson/AFP

17h55
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu à França que mantenha um nível elevado de segurança em torno das instituições judaicas no país, “mesmo depois que a situação voltar ao normal”. 
Paris, 17h46
Nicolas Sarkozy, antecessor do presidente François Hollande, divulgou um comunicado dizendo que uma “guerra foi declarada contra a França”. “A França deve se mostrar forte e firme para garantir a segurança de nossos compatriotas, o respeito pelo nosso estilo de vida e nossa capacidade de assegurar que cada pessoa tenha liberdade de dizer o que pensa”.
Paris, 17h22
O primeiro-ministro francês Manuel Valls disse que a decisão de invadir os dois locais onde estavam os terroristas, a gráfica em Dammartin-en-Goële, e o supermercado na zona leste de Paris, foi uma decisão conjunta dele, do presidente François Hollande, e dos ministros da Justiça, Christiane Taubira, e do Interior, Bernard Cazeneuve.
Knoxville, 17h14
“A França é nossa aliada mais antiga. Os Estados Unidos estão ao lado de vocês [franceses] hoje e estaremos amanhã”, disse o presidente americano Barack Obama, em um evento em Knoxville, no Estado do Tennessee,
Paris, 16h55
Em um pronunciamento na TV, o presidente François Hollande parabenizou os envolvidos nas ações policiais e lamentou pelas vítimas. O chefe de Estado disse também que as ameaças não acabaram, mas “com essa prova, nós sairemos ainda mais fortes. Viva a República, viva a França!", finalizou. 
Paris, 16h52
A BMFTV também conversou com Cherif Kouachi, que se declarou leal a Anwar al-Aulaqi, cidadão americano de origem árabe que fundou a Al Qaeda na Península Arábica (AQPA), o violento braço iemenita do grupo terrorista. Anwar al-Aulaqi foi morto em 2011 em um ataque de drone.
Paris, 16h42
Amedy Coulibaly, o terrorista morto na ação policial em um supermercado na zona leste de Paris, conversou com a emissora francesa BMFTV nesta sexta e disse que estava agindo em “sincronia” com os irmãos Kouachi – os terroristas que mataram doze pessoas nesta quarta em Paris. Ele também declarou ser do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Montpellier, 16h32
A imprensa francesa reporta que dois reféns são mantidos por um homem armado em uma joalheria na cidade de Montpellier, no sul da França. Nenhuma ligação com os ataques em Paris foi verificada até o momento. 
Paris, 16h26
O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, afirmou em um breve pronunciamento à imprensa que o país continua em alerta máximo para se precaver de possíveis novos ataques terroristas.
Paris, 16h07
A chancelar alemã Angela Merkel também confirmou presença na manifestação de domingo em Paris.
Paris, 15h57
David Cameron, Mariano Rajoy e Matteo Renzi, respectivamente os primeiros-ministros da Grã-Bretanha, Espanha e Itália, confirmaram presença na manifestação deste domingo em Paris. A chamada ‘marcha republicana’ será uma homenagem às vítimas do terror.
Dammartin-en-Goële, 15h45
A família do designer Lilian, de 27 anos, tentou entrar em contato com ele por horas, sem sucesso, ainda segundo o Figaro. Finalmente, ele teria enviado uma mensagem para o pai: “Estou escondido no primeiro andar. Acho que eles mataram todo mundo. Digam à polícia para intervir”. 
Dammartin-en-Goële, 15h42
O homem que estava na fábrica onde os irmãos Kaouchi se entrincheiraram pode não ter sido feito refém. O jornal Le Figaro afirma que os terroristas não sabiam que havia uma pessoa escondida no local. 
Paris, 15h35
Há informações não confirmadas na imprensa francesa e americana de que uma cúmplice do terrorista que invadiu o supermercado teria conseguido fugir. 
Paris, 15h26 
Há pelo menos quatro pessoas gravemente feridas que estavam entre os reféns, reporta a agência France-Presse. Ainda não está claro se eles se feriram antes ou durante a ação policial que eliminou o terrorista.
Dammartin-en-Goële, 15h15
De acordo com o Le Figaro, as autoridades identificaram o refém dos irmãos Kouachi apenas como Lilian, um designer de 27 anos.
Paris, 14h57
Além do terrorista, a imprensa francesa reporta que pelo menos quatro reféns morreram na ação no supermercado.
Paris, 14h55
O terrorista morto na ação do supermercado foi identificado como Amedy Coulibaly, que vinha sendo procurado por ter matado uma policial nesta quinta em Montrouge, no sul de Paris.
Dammartin-en-Goële, 14h50
Um agente da força especial da polícia francesa (GIGN, na sigla em francês) foi levemente ferido na ação.
Dammartin-en-Goële, 14h43
Os irmãos Kouachi saíram do prédio onde estavam acuados atirando seus fuzis AK-47. As forças de segurança que cercavam a gráfica reagiram e os "neutralizaram", segundo o jornal Le Figaro
Paris, 14h34
Vários reféns que eram mantidos no supermercado foram libertados, informa a agência France-Presse. Uma ambulância foi vista deixando o local.
Dammartin-en-Goële, 14h30
Homem que havia sido feito refém pelos irmãos Kouachi foi libertado com vida, segundo oLibération.
Paris, 14h28
O terrorista que invadiu o supermercado kosher também foi morto, informou o jornal Le Monde.
Dammartin-en-Goële, 14h17
Os irmãos Kouachi foram mortos, reporta a agência France-Presse.

Paris, 14h19
Explosões e tiros também foram vistas e ouvidas no supermercado onde um terrorista mantém cinco reféns, na zona leste de Paris.
Dammartin-en-Goële, 14h17
​Explosões e tiros foram ouvidos próximo da gráfica onde os irmãos Cherif e Said Kouachi, suspeitos do massacre na revista Charlie Hebdo, haviam se entrincheirado com pelo menos um refém. Não há ainda informações sobre vítimas. A cidade de Dammartin-en-Goële fica a cerca de 40 km de distância ao nordeste de Paris.

Nenhum comentário: