sábado 05 2014

Morre, aos 66 anos, o ator José Wilker

Memória

Wilker sofreu um infarto e morreu em sua casa, no Rio de Janeiro

José Wilker durante evento da rede Globo em 2013
José Wilker durante evento da rede Globo em 2013 - Divulgação

Morreu na manhã deste sábado, aos 69 anos, o ator José Wilker. O ator foi vítima de um infarto e faleceu em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Wilker deixa duas filhas: Mariana e Isabel. O velório começa às 23 horas, no Teatro Ipanema, na rua Prudente de Morais, em cerimônia aberta ao público. O corpo será velado até 15 horas de domingo, quando segue para cremação no Memorial do Carmo, no Caju, região portuária do Rio de Janeiro. A cremação será reservada a amigos e familiares.
José Wilker nasceu em 20 de agosto de 1944 em Juazeiro do Norte, no Ceará, e mudou-se ainda criança para Recife, onde iniciou sua carreira no rádio. Aos dezenove anos, se mudou para o Rio de Janeiro para estudar Sociologia, mas logo deixou o curso para se dedicar ao teatro. Sua primeira participação no cinema foi no filme A Falecida (1965). O ator estreou em uma novela em 1971 em Bandeira 2, exibida pela Globo.
Wilker atuou em cerca de trinta novelas na Globo. A última participação do ator em uma novela foi em 2013 em Amor à Vida, na qual interpretou o médico Hebert. No ano anterior, José Wilker participou de Gabriela com o personagem Jesuíno, um coronel que matou sua esposa, interpretada por Maitê Proença, após descobrir uma traição. Outros personagens marcantes do ator incluem o bicheiro Giovanni Improtta em Senhora do Destino (2004), Roque Santeiro, na novela homônima (1985), Rodrigo, protagonista de Anjo Mau (1976), e Juscelino Kubitschek, na série JK (2006). No cinema, Wilker participou de filmes como Bye Bye Brasil (1979) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976). Ele também trabalhou como diretor em programas humorísticos, como o Sai de Baixo. 
Despedida — A notícia da morte de José Wilker surpreendeu seus admiradores e colegas de profissão. Pelas redes sociais, artistas escreveram mensagens lamentando a morte do ator e deixando mensagens de despedida. Em entrevista ao canal Globonews, a atriz Renata Sorrah, que trabalhou com Wilker em diversas novelas, disse estar chocada com a notícia sobre "seu grande amigo de tantos anos".   

Nenhum comentário: