domingo 20 2014

Curiosidades sobre o humor

Homens X Mulheres


Uma pesquisa feita pelo neurocientista Robert Provine, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres riem 126% mais que os homens. Elas riem mais quando conversam entre si, cerca de 40% das vezes. E as mulheres tendem a rir menos quando ficam mais velhas, ao contrário dos homens. O sexo feminino é mais atraído por homens que as façam rir. Já os homens preferem mulheres que apreciam bom-humor.

O animal mais engraçado do mundo

Pesquisas feita pelo psicólogo Richard Wiseman em seu projeto chamado LaughLab (O Laboratório do Riso) descobriram que o animal mais engraçado do mundo é o pato. Se ele aparecer em uma piada, fatalmente provocará risadas. O laboratório, que começou em 2001, também mostrou outros resultados interessantes: o dia mais engraçado do mês é o 15 e o horário mais engraçado do dia é às 18h03. 

Piadas por nacionalidade

A pesquisa de Wiseman também mapeou como funciona o humor de alguns países: os alemães achavam quase tudo divertido e os habitantes de países escandinavos sempre terminam suas piadas com um 'ha ha ha'. Os americanos exibem preferências por anedotas com insultos ou sarros, enquanto os europeus preferem piadas absurdas ou surreais.

Risadas por dia

De acordo com Scott Weems, rimos em média quinze a vinte vezes por dia e as risadas acontecem mais à tarde e à noite que de manhã — essa tendência é ainda mais forte entre os jovens.

Tipo de humor

Nos anos 1990, estudos feitos pelo pesquisador Arthur Asa Berger, professor da Universidade de São Francisco, listou 44 tipos diferentes de humor existentes no mundo, como sátira, ironia, besteirol ou humor negro. No fim da década, o pesquisador Willibald Ruch, da Universidade de Zurique, na Suíça, estabeleceu categorias mais abrangentes, em que cada um dos tipos poderia se encaixar: absurdo, sexual e soluções para incongruências. Para ele, uma boa piada tem elementos de cada uma das três categorias.

Ataque de riso

Um surto de risadas que durou dezoito meses atingiu, em 1962, uma região da Tanzânia, chamada Kagera. Ele começou em 30 de janeiro, quando três adolescentes de uma escola feminina começaram a rir. O surto se espalhou para todo o colégio, para a vila e passou para as cidades vizinhas. Ao todo, alunas de quatorze escolas não conseguiam parar de rir e, antes do fim do ano, pouco mais de mil pessoas foram "infectadas". Dezoito meses depois da primeira gargalhada, o surto foi contido. Uma das possíveis explicações para a histeria coletiva é que as risadas podem ter sido uma maneira de as garotas enfrentarem as difíceis situações sociais e os conflitos que viviam em suas cidades. 

Anedota de português

Todos os países do mundo caçoam de outras nacionalidades. Os russos fazem piadas com os ucranianos, os australianos com os habitantes da Tasmânia, os americanos com os italianos e os brasileiros com os portugueses. Essas piadas normalmente são críticas à inteligência, higiene ou grau de civilização. De acordo com Weems, elas não são aleatórias. Elas fazem humor com grupos sutilmente parecidos a nós e ajudam a aliviar o stress e a angústia de conviver em sociedades culturalmente plurais. Além disso, normalmente essas anedotas abordam valores importantes para quem faz a piada. Assim, quando dizemos que os portugueses são muito literais, mostramos que, para nós, é essencial compreender o que não é dito. 

Nenhum comentário: