quinta-feira 20 2014

Frank Sinatra, antes de se tornar Frank Sinatra

Existe alguma figura mais conflitante na panóplia de música pop do século 20 do que a de Frank Sinatra? Há, talvez, um pequeno punhado de números ao longo dos últimos cem anos para ter tido qualquer lugar próximo tanto de um impacto no mundo da música como Sinatra, certamente Cole Porter e George Gershwin, Ella Fitzgerald e Billie Holiday, Elvis Presley, os Beatles e Bob Dylan, mas depois de uma lista como essa, simplesmente não há muitas figuras que vêm em qualquer lugar perto de se aproximar da confluência deste tipo de incrível talento e presença icônica. Não, Sinatra foi e continua sendo um talento singular, a cantora de um cantor, um dos poucos grandes intérpretes da "grande songbook americano", e um artista eletrizante que ainda conseguiu apostar seu carisma considerável em um lateral respeitável Hollywood. Então por que é que, mesmo depois de correr para baixo todas essas realizações, na tentativa de chegar a um acordo com o quão centralmente importante o homem foi para a evolução da música popular na América e do mundo, ele ainda se sente um pouco insatisfatório?

Apesar de todos os seus elogios merecidos, ainda há algo sobre o personagem de Sinatra que parece absolutamente resistir a qualquer tipo de recontextualização. Seu caráter especial foi formada ao longo de muitas décadas de vida diretamente nos olhos do público, a hiper-celebridade que vive em uma época pouco antes de saturação de mídia. Não é um pouco irônico que a mesma imagem que Sinatra tão cuidadosamente cultivada ao longo de muitas décadas, a mesma imagem que o ícone de legal para a geração imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial fez, é também a imagem que serve em grande parte como uma barreira para qualquer aproximação moderna, com sua vida e obra.

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Frank Sinatra

A Voice In Time (1939-1952)

(Legado; EUA: 25 de Set de 2007; Reino Unido: Disponível como importação)

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Na década de 1940 Sinatra era o modelo original para os fenômenos do ídolo teen. Após o fim da guerra e uma breve recessão criativa em que heroicamente lutaram contra as forças de gravações novidade stultifying que tinham se infiltrado no pós-guerra lojas de discos norte-americanos (aqueles com estômago forte deve rastrear "Mama Will Bark", sua única concessão a esta moda) , ele voltou aos holofotes com um dos mais incríveis segundo atos da história americana. Ao longo do caminho, ele estabeleceu um modelo para a sofisticada musicalidade adulto dentro de um contexto pop, que tem raramente sido acompanhado em muitas décadas subsequentes.

Mas há algo duro e amarrado no centro da história de Sinatra que não consegue ser contabilizados. Considerando todos os grandes ícones musicais do século 20 foram periodicamente redescoberto e reinterpretado por sucessivas gerações de fãs, Sinatra foi aparentemente sempre a música de seu pai, ou até mesmo o seu avô de música. A imagem na nossa memória colectiva de Sinatra no auge de seus poderes, sorriso jovial no rosto e fedora jaunty definidos apenas ligeiramente em uma inclinação, já passou muito tempo desde que fora do reino de sincero objeto de admiração e para o mundo do kitsch. Ah, claro, sempre houve e provavelmente sempre haverá pessoas que tentam replicar alguns aspectos do apelo de Sinatra, seja a moda ou indiferença estudada ou a impermeável, a melancolia discreto. Mas não seria um exagero dizer que até mesmo o mais talentoso de seus seguidores foram colocadas em ângulos ligeiramente abstrusas do mainstream da cultura contemporânea.

O fato é que, tanto quanto seus apoiadores podem ter tentado lutar contra a verdade, e, tanto quanto o próprio homem encontrado o desenvolvimento absurdo, em algum momento no meio da década de 1960, ele deixou de ser legal em um nível muito profundo. Sua marca de confiança, masculinidade muitas vezes abrasivo e formalidade afetada não poderia ter sido mais em desacordo com o estilo de vida rock 'n' roll. Não era apenas a invenção de Elvis e os Beatles e os Rolling Stones que fez Sinatra repente tão passé, mas uma mudança radical em toda a cultura americana. Daquele ponto em diante Sinatra foi deixado para jogar catch-up. Ele havia perdido as crianças, e ele nunca iria recuperar-los. Sua audiência cresceu, suas excentricidades tornaram-se mais pronunciado, ea diferença ideológica entre ele e as gerações que o sucederam cresceu imenso.

Então aqui estamos nós, quase 10 anos após a morte do grande homem, e ele ainda é o assunto da conversa.Talvez chegou o momento em que pode razoavelmente esperar para ser capaz de desconstruir as muitas facetas diferentes da vida deste homem fascinante, examinando a sua contribuição indispensável separar a música da sua controversa e, por vezes persona pública repelente. Por meio do exemplo eu vou oferecer a minha mãe. Ela é normalmente uma pessoa de mente aberta, mas ela, no entanto, absolutamente se recusou a sequer tolerar a voz de Sinatra em qualquer circunstância. Se uma faixa Sinatra veio no rádio, ela iria mudar a estação. Se o tópico de Sinatra de alguma forma surgiu no decorrer da conversa, ela iria transmitir alguma forma de uma observação cáustica por meio de chauvinismo observou o homem, e considerou o assunto encerrado. Esta não é uma reação incomum entre sua geração, a partir de minha pesquisa reconhecidamente não-científica sobre o assunto.

O fato é que a reputação de Sinatra foi vítima da mudança dos tempos, e eu não acho que é possível exagerar o efeito que essa transição tem sobre a percepção da sua música. Apesar defesa tranquila de músicos negros e formas musicais pretas de toda uma vida, ele será sempre lembrado para o padrão de estágio lamentavelmente racista destinado a seu amigo e companheiro Rat Packer Sammy Davis Jr. Apesar da natureza sensível e emotivo com que Sinatra abordado questões de amor, romance, e políticas sexuais em sua música, ele sempre será lembrado como o avatar de um 1950 particularmente marca de chauvinismo irracional.

Às vezes parece quase impossível conceber a quadratura do círculo destes sinais conflitantes.Não é como se Sinatra é a única figura do imponente importância na indústria da música por ter sido um personagem doentio moderadamente em alguns aspectos de sua vida. Mas Sinatra também teve o mau gosto de ser quase totalmente identificada como uma figura do estabelecimento. Elvis e os Beatles nunca perdeu a pátina de rebelião juvenil que marcou as primeiras fases de suas carreiras. Louis Armstrong e Billie Holiday e Miles Davis e John Coltrane eram todos músicos negros estabelecidos no contexto de um paradigma cultural dominantemente branco. Gershwin e Dylan eram judeus, e foi Porter (aparentemente) gay. É óbvio que é redutora de marcar estes indivíduos extremamente complexas como nada mais do que o produto de sua orientação étnica, religiosa ou sexual, mas, ao mesmo tempo que chega ao ponto fundamental que cada uma dessas figuras carregava algo em seu passado que serviu como uma espécie de gancho em que poderia pendurar a sua identificação rebelde.

Assim, grande parte da política cultural do século 20 pode ser reduzida a questões de identificação e conflitos políticos, e isso só acontece que Sinatra era e sempre será identificado com o lado errado em quase todas as guerras cultura significativa. Se ele era ou não um membro de carteirinha do estabelecimento dominante, de acordo com ele o direito eo privilégio de exercer o sexismo casual, racismo irracional e inexperiente condescendência para com a cultura jovem é quase irrelevante. Estas são as associações que nós, como uma cultura carregamos em nossa memória coletiva em referência a Frank Sinatra. Querendo ou não eles realmente suportar até escrutínio repetido, é difícil não estremecer um pouco com a caricatura aceita do homem na flor da idade, vestido com um smoking elegante, vidro lowball de bebida na mão, caminhando pelo palco e fazendo pobres piadas à custa de quaisquer gajas infelizes ou hippies cabeludos para aconteceram tropeçar em sua tela de radar. Há verdade suficiente nessa imagem para fazer até mesmo os seus defensores mais estridentes pausar um momento.

Mas nós viemos aqui hoje para não enterrar Sinatra, mas para louvá-lo, e assim espero encontrar uma maneira passado, o impasse de décadas de negligência acumulados. Certamente em papel é a hora certa para um Renascimento Sinatra. Com o homem morto quase 10 anos, muitos dos aspectos mais controversos e indigestos de sua persona e sua carreira está começando finalmente a desaparecer no longo crepúsculo que cultural. Eventualmente, a imagem do velho Elvis, com seus macacões de lantejoulas inchados, banana e picles sanduíches, e kitsch Vegas avaliações, desvanecido, de forma a permitir que o eternamente jovem figura de Elvis por volta de 1957, para re-habitar o imaginário cultural: ousado, perigoso , artisticamente corajosa e infinitamente poderoso. Não deveria também ser possível que nós também podemos colocar de lado nossas memórias de Sinatra a instituição, símbolo de privilégio masculino branco e Segunda Guerra Mundial-era a hegemonia cultural, em favor de Sinatra do artista, infalivelmente perfeito cantor e presença artística visionário?

A Voice In Time também pode ser visto como uma espécie de primeiro passo hesitante nesta direção admirável. Certamente em face do que isso não é uma tentativa de remontar e repensar Sinatra para uma nova geração. O pacote em si é austero, respeitoso e quase letalmente elegante. Como caixa de jóias da Tiffany, o pacote apresenta material de Sinatra não como parte de uma herança cultural viva, mas como uma lembrança dourada, dessecada do passado. Este talvez não seja o formato mais auspicioso dado o quão fortemente Sinatra veio a ser identificado com esse tipo de significado histórico auto-engrandecido. Mas, em seguida, é provavelmente verdade que um box set $ 50 aponta diretamente para colectores instalados não é o local mais propício para iniciar um esforço de re-branding.

Seja como for, a música aqui faz um bom trabalho de expor o seu caso totalmente separada da apresentação exigente. Este não é Sinatra no seu auge, o semideus muito perfeita, que governou o poleiro da música popular americana por cerca de uma década e meia começando no início dos anos 50 e terminando em algum momento após a ascensão dos Beatles. Este é o jovem Sinatra, a cantora de jazz que lutou sua maneira acima da obscuridade cantar com Harry James e grandes mãos de guerra de Tommy Dorsey, que saiu do modo estabelecido de educado música de dança lenta para criar para si uma carreira improvável como um galã universal e talento ligeiramente perigoso como intérprete ousado da canção popular.

Os quatro discos aqui apresentados organizar a carreira de Sinatra, em um arco de cerca de temática, começando com o material mais indicativo dos anos Big Band antes segueing em sua carreira solo proliferação ea ousadia criativa que definiu a era imediatamente anterior a meados dos anos 50 período de fuga. Não exatamente cronológica, ele ainda faz um bom trabalho de apresentar exatamente como a música de Sinatra evoluiu durante o período em questão, levando-o a partir de uma juventude precoce em ternos gigantes (escolhas de moda notavelmente distintos que vagamente antecipar David Byrne em Stop Making Sense ), de frente para fora contra multidões de bobbysoxers arrebatadores, até o ponto em que ele se tornou algo mais: um artista de importação e gosto impecável duradoura.

No início, Sinatra era pouco mais do que o outro cog nas máquinas afinadas que estavam James e orquestras de dança de Dorsey. O cantor estava muito menos proeminente nestas composições mais antigas. O cantor, muitas vezes nem sequer começar até a metade ou dois terços do caminho através da música, deixando a maior parte da melodia a ser realizado instrumentalmente, as letras sendo mera douramento. A cantora foi a cereja do bolo, mas dada a força das melodias como "Fools Rush In (Onde os anjos temem pisar)" e "Blue Moon", é difícil reclamar com os resultados.

Mas, eventualmente, alguém teve a brilhante idéia de colocar a criança na frente, e enfeitar o repertório Big Band com um punhado de números do balanço de frota ("swing" de ser um termo relativo no contexto da pop em tempo de guerra, que é). De repente, era uma loucura. Você pode ouvir o crepitar da mudança elétrico no ar. Se você ouvir atentamente Elvis Sun Sessions gravações, você pode identificar quase até o momento em que Elvis e sua banda descobriu a combinação rítmica exata necessária para criar o rock 'n' roll. É uma sensação semelhante aqui. Em algum momento, Sinatra passos para a ribalta e sai atrás de um bandleader dominante, permitindo que o seu carisma para transportar o material em seus próprios méritos. (Arranjador de Sinatra no tempo imediatamente depois que ele deixou a orquestra de Dorsey, Alex Stordahl, foi inteligente o suficiente para sair do caminho de um trem em movimento.) Este foi um movimento revolucionário. Embora poucos cantores jamais igual a presença de Sinatra, a centralidade da sua presença criou o modelo, que todos os cantores populares se seguiria a partir deste ponto. Sim, até mesmo Elvis e Dylan. 

Algumas das faixas que fizeram a fama de Sinatra, provavelmente não vale a pena lembrar, no mesmo fôlego como seu trabalho mais tarde. Existem números de lotes abatidos a partir de trilhas sonoras de filmes e pontuações atuais da Broadway, alguns clássicos como "The Trolley Song" (de Meet Me em St. Louis ), mas também "Tem sido um longo, longo tempo", da 20th Century Fox de longo esquecido Eu vou vencer . É o terceiro disco, que realmente mostra habilidades de Sinatra movendo passado esta embreagem de material inferior, e no corpus do que hoje é conhecido como o "grande songbook americano". Estas são as faixas que Sinatra iria passar o resto de sua vida cantando, "All of Me", "Body and Soul", "Begin the Beguine", "a proximidade de você". Na maioria dos casos estes não são as versões mais famosas dessas canções Sinatra iria gravar, mas você dificilmente iria chutá-los para fora da cama para ter os pés frios, qualquer um. Por exemplo, primeiro Sinatra gravou "One for My Baby (and One More for the Road)", em 1947. A maioria das pessoas provavelmente estão familiarizados com a versão Nelson Riddle produzido disponível em 1958 de Frank Sinatra canta para Only the Lonely . Esta versão não é tão profunda a leitura como a gravação mais tarde, mas é um contraponto interessante, no entanto. Sua voz foi amadurecendo rapidamente durante este período, e enquanto ele não chegou a ter a gama emocional depois, ele faria, é um desempenho notável, no entanto, evidências de um artista rápida evolução, chegando à sua própria.

O disco final destes quatro é intitulado "The Shape of Things to Come", uma referência ao período imediatamente após a alçada desta caixa, que termina em 1952. O final dos anos 40 foram um período escuro por Sinatra. Ele era um artista sério cuja teen-idol popularidade havia desaparecido, deixando-o a escolha desagradável de gravação de singles insultuosos novidade (toda a raiva naqueles dias despreocupados após o fim da guerra), ou, bem, não gravar muita coisa. Eventualmente, no entanto, Sinatra fez o salto de Columbia a Capital, onde se uniu com Riddle para criar alguns dos exemplos mais sublimes do pop americano tradicional já registrado.(Se isso soa como um exagero, vai rastrear uma cópia de Frank Sinatra canta para Only the Lonely.)

A narrativa convencional cria um bastante clara demarcação entre a Colômbia e os períodos de capital em termos do tipo de material que ele gravou, mas este conjunto deixa claro que ele havia sido atrito a ramificar-se por um longo tempo. Columbia tinha pouco interesse em liberar o tipo de música Sinatra estava gravando. O clima nacional era otimista, dinâmica e musicalmente bobo, enquanto musa de Sinatra estava levando-o para o território, posteriormente, mais melancólico e focado. Mesmo as faixas otimista como "O nascimento do Blues", que prenunciava o compacto, com foco jazz de seus LPs balanço Capital, parece bastante fora do comum neste contexto plácida. Mas, em seguida, a verdadeira atração é as baladas e canções da tocha que ele gravou aqui, entre 1949-1952. Estas são as primeiras noções reais da arte pronunciada que florescem na Capital, na forma de uma seqüência de duradouro de álbuns de música tocha, que começou com 1.955 de In The Wee Small Hours . Portanto, temos aqui "Outono em Nova York", "Olá, Young Lovers", "Sou um Fool to Want You", que são músicas downbeat que podem não ter se encaixam o humor nacional, mas se encaixam o humor de Sinatra para um T. Na momento em que este, provavelmente, parecia suicídio carreira, mas Sinatra teria a última risada.

Com o passar do tempo, as políticas intergeracionais nocivos que cercam a vida eo legado de Sinatra começam a desaparecer. Se nada mais, a velha vanguarda dos críticos culturais que defendiam Sinatra e sua amada, às vezes tolamente sobre elogiou a "grande songbook americano", como baluartes contra as forças corruptoras do rock and roll e hippies de cabelos compridos, são na sua maioria foi. Cantor Popular não morreu com Cole Porter ea invenção dos Beatles na América (embora ambos ocorridos em 1964). Embora Sinatra nunca chegou realmente perto de qualquer coisa parecida com uma verdadeira aproximação com a cultura popular depois de por volta de 1965, ele era inteligente o suficiente para perceber o valor de "Something", de George Harrison. Esta é a coisa mais importante a lembrar: tão bobo como Sinatra o homem e ícone cultural poderia ser, Sinatra o artista raramente era possuidor de outra coisa senão gosto discriminatório maravilhoso. Esqueça a imagem de Sinatra, "velhos olhos azuis" slouched sob o poste de luz, foco em Sinatra a voz .

A Voice In Time é um artefato necessário, de uma época antes de Sinatra era invencível. Há vulnerabilidade aqui, a pontada ocasional de insegurança que impulsiona estes pro-forma faixas, ocasionalmente, em algo mais, e é a mesma vulnerabilidade que iria cultivar a tal grande efeito sobre os seus discos posteriores.

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