terça-feira 17 2013

A segunda vinda de Sartre



Em: 9 de julho de 2005

Ferramentas da página

Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.
Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre. Foto: AFP

Sua filosofia inspirou uma geração depois se desviou fora de moda, mas está experimentando um renascimento em lugares inesperados, escreve John Lichfield.
Túmulo de Jean-Paul Sartre é uma coisa modesta, condizente com um homem que (assim ele afirmou) odiava monumentos e ligava para seu próprio legado. Ao lado da planície, branco lápide de mármore no cemitério de Montparnasse, em Paris, no mês passado, simpatizantes tinha deixado um vaso de flores de plástico, um vaso de gerânios, cinco rosas, uma pena de pombo, dezenas de pedrinhas e cinco bilhetes de metro não utilizadas.
Na sepultura, também o último lugar de descanso de toda a vida "companheiro" de Sartre, Simone de Beauvoir, houve um anônimo, nota rabiscada: "Para JPS e SB, para a sua escrita sincera e pelo significado que você deu a vida Obrigado por sair. sua marca na história. "
O que os bilhetes de metrô fosse não é clara. Talvez Le Petit Homme (o pequeno homem) e Castor (o castor) gostaria de voltar para o Cafe de Flore para beber café, fumar Gauloises, discutir suas muitas infidelidades, zombar de seus amigos e refletir, a partir de uma nova perspectiva, a diferença entre "o ser eo nada".

Jean-Paul Sartre, filósofo, romancista, dramaturgo, polemista, ativista político, o Messias secular do existencialismo, o protótipo do "engajados" intelectual francês, morreu há 25 anos este ano. Ele nasceu em 21 de junho de 1905.
Seu funeral em abril de 1980 provocou uma onda de tristeza mais geralmente associado com os atores do que com o feio, fumando um cigarro, mau-cheiro, vesgo filósofos. Mais de 30 mil pessoas tomaram as ruas de Paris para acompanhar seu caixão e, na frase de um fã na época, para "protestar contra a morte de Sartre".


massacres de civis na Argélia e na Olimpíada de Munique, em 1972, obscureceu a gama, a versatilidade ea ambição de sua escrita.

Sua reputação como um dos pensadores e escritores do século 20 mais importantes está a subir de novo, não tanto na França como "paradoxalmente" nos círculos acadêmicos elevados nos Estados Unidos, um país que ele detestava.
Muitas tentativas de Jean-Paul Sartre para definir o que significa a liberdade humana são atraentes para os acadêmicos negros, do sexo feminino ou radical que formaram o norte-americano Sartre Society. Sartre lhes proporciona um antídoto intelectual para o uso simplista e muitas vezes egoísta de palavras como liberdade e liberdade pela cultura política e da mídia dominante do seu próprio país.
Na França, o centenário de seu nascimento provocou uma avalanche de re-exame do legado intelectual e político de Sartre (que o próprio Sartre disse que desprezou). É também a ocasião para uma excelente exibição (até 21 de agosto) na Bibliotheque Nationale, onde você pode ver o pequeno grande homem a si mesmo, em uma série de trechos perpetuamente re-executado a partir de entrevistas de TV antigos. Em um deles, Sartre em sua voz donzela-auntish, explica a um entrevistador canadense, em 1976, por isso ele recusou o prêmio Nobel de literatura. Para ter aceitado, diz ele, o teria "um pouco símbolo de distinção, um pequeno símbolo de poder", o que teria separado dele, um trabalhador da mente, de outros membros do proletariado dado. Mesmo um grande talento como o seu, ele diz (com um movimento coquete da cabeça), não justifica uma indulgência perigoso nessas vaidades burguesas como o prêmio Nobel.
É fácil, e muito tentador, a caricatura e ridicularizar Jean-Paul Sartre como um poser e hipócrita. O pensador profundo, que acreditava em dever do indivíduo para redefinir constantemente o seu próprio caminho para a liberdade, vendeu um jornal maoísta nas ruas de Paris na década de 1970 que defendiam o assassinato aleatório de policiais e chefes. O "herói de guerra", que foi capturado pelos alemães durante o envio de até balões meteorológicos, tornou-se um "herói da resistência", cujo principal ato de resistência era escrever trechos inéditos e joga fortemente codificadas. O homem, que nunca fez um dia de trabalho físico em sua vida, estava em uma caixa de fora de uma fábrica da Renault em 1971, os trabalhadores carro palestras sobre o paraíso maoísta que os aguardava.
A melhor descrição de Sartre o homem vem na biografia de Ronald Hayman: "Sartre sentia mais em casa, em cafés e restaurantes onde podia espaço anexo ao dominar a conversa e exalando fumaça ... Para tranquilizar sua mente que não tinha nada a temer do irmão rivalidade com o seu corpo maltratado ele constantemente ignorado todas as mensagens (que o seu corpo) enviados para fora ... Ele se ressentia o tempo que ele tinha para gastar em lavar, raspar, limpar os dentes, tomar um banho, excretando e ele iria economizar através da realização de conversas através da porta do banheiro "( Sartre: a Biography , Carroll e Graf).
E o que é um fazer de seu relacionamento com o autor e ícone feminista Simone de Beauvoir, o amor de sua vida, com quem ele não dormiu durante seus últimos 20 ou mais anos? Ambos tiveram de série affairsthat amor que se gabava em letras, o que causou um escândalo após suas mortes.
Beauvoir, sempre conhecido por Sartre como Castor, seduzir suas jovens alunas, zombava deles em suas cartas de Sartre e, está implícito, às vezes, passou-as para ele. Sartre gostava de ser cercado por belas mulheres, fez um hobby de seduzi-los, mas, ele admite em suas cartas, não tinha mais interesse no ato sexual do que ele fez em escovar os dentes arruinados.
A julgar por suas cartas, muitas das quais são exibidas na Bibliotheque Nationale exposição, houve um enorme carinho e respeito mútuos intelectual entre Sartre e Beauvoir. Ela insistiu em ser enterrado com ele, mesmo que ele a cortou de sua vontade e deixou seu dinheiro para sua amante final.
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris. Sua mãe, Anne-Marie Schweitzer, era um primo de primeiro grau de Albert Schweitzer, o alsaciano missionária. Seu pai morreu no ano seguinte, um evento que Sartre descreveu como seu "maior peça de boa sorte. Que eu não tenho que esquecê-lo."Sartre foi mimado por sua mãe, que ele se vestia como uma menina. Ele ficou arrasado quando ela se casou quando tinha 12 anos e ele teve que se mudar para provincial La Rochelle. Ao todo, início da vida de Sartre fornece um conjunto de pistas freudianas a sua carreira, o que provavelmente explica por que Sartre detestava Freud e qualquer sugestão de que a infância determinado personagem ou o destino do indivíduo.
Ele já estava em seu caminho para tornar a sua reputação como um escritor quando a guerra começou em 1939. Em sua trilogia maravilhoso, Os Caminhos da Liberdade , Sartre dá o seu alter-ego, Mathieu, um papel heróico sim existencial na guerra. Sartre era, de fato, em uma unidade meteorológica que foi invadida pelo rápido avanço alemão em junho de 1940. Ele foi enviado para um campo de prisioneiros na Alemanha, onde sua proximidade com tantos soldados comuns ensinou-lhe, segundo ele, a "acreditar na humanidade". (Alguns sugerem que a vida prisão gerou também a última linha célebre de sua peça Huis Clos : "O inferno são os outros".)
Como o original foi Sartre como escritor e pensador? Quão influente ele tem andado? Muitas de suas idéias, mesmo a palavra existencialismo, que popularizou a partir de 1946 e, em seguida, abandonado, vieram alemães quase-contemporâneos. É difícil dizer o que Sartre "acredita", porque o seu pensamento mudou o tempo todo.
Estranhamente, talvez, para um homem considerado como um esquerdista, e o homem mais responsável pelo esquerdismo persistente da vida intelectual francesa, a única vertente, consistente em Sartrism é sua glorificação do indivíduo.
existencialismo de Sartre começou, em suas primeiras obras, como seu romance La nausée(1938) e L'Etre et le Neant ( Ser eo Nada , 1943), como uma descoberta do homem como uma espécie de herói trágico.
Nada ", explica a" existência. Existência explica tudo, e nada. Não há verdades absolutas. Nem a religião, nem a psicologia, nem condicionamento social, nem o funcionamento mecânico da história pode fornecer verdades universais nem explicar como um indivíduo deve se comportar.Cada indivíduo deve encontrar seu próprio caminho para a liberdade, a liberdade dos valores handed-down e má fé, ou a aceitação de um preguiçoso, ilusória, medíocre realização de si mesmo.
Tudo é, portanto, nojento, mas também maravilhoso, porque a vida é um desafio intelectual permanente, a permanente ato de heroísmo mental. Mas se não há verdadeiro caminho e não a moralidade, o que é para evitar que a humanidade de descer à barbárie?
O funeral de Sartre
No funeral de Sartre em abril de 1980, mais de 30 mil pessoas tomaram a sua dor para as ruas de Paris. Foto: AFP
Esta questão nunca é resolvido. Sartre se refugia em vez de Blakean aforismos. "Ser fiel é ser infiel a tudo." "A ausência de Deus é mais divino do que Deus".
Existencialismo na sua forma pura, é uma filosofia de difícil aplicação para o cotidiano das filas supermercados, trens perdidos e contas bancárias a descoberto. Ele se encaixa mais facilmente com o estilo de vida existencialista da imaginação popular, sentados nos cafés, fumando cigarros, com uma expressão solene no rosto. Sartre fez muito para influenciar a geração beat em os EUA ea Grã-Bretanha na década de 1950.
Sartre, fiel à sua filosofia de nunca ser fiel a nada, tinha, por esse tempo, tornar-se frustrados com o existencialismo abstrato. Desde o início dos anos 1950, ele mergulhou em uma versão muito mais politicamente engajados do seu pensamento. Para os puristas existencialistas, esta era, e é considerado por muitos até hoje, como uma apostasia.
A importância do indivíduo, o dever de cada pessoa para definir e viver a sua própria versão da liberdade, permaneceu. Sartre mudou-se, no entanto, acreditam que isso pode ser alcançado apenas através da libertação política, sexual e econômica de toda a humanidade. Em vez da teologia da libertação, Sartre desenvolveu uma espécie de filosofia da libertação.
O indivíduo espiritualmente saudável tinha o dever de campanha contra todas as formas de opressão. Desde então, a sociedade burguesa capitalista era o chefe opressor, o comunismo, até mesmo o comunismo stalinista, era um pouco elogiado por Sartre como parte do caminho para a liberdade. Movimentos de libertação anti-colonial na Argélia e no Vietnã eram facilmente justificada, até mesmo massacres de civis foram aplaudidos. A violência foi lamentável, Sartre disse, mas havia também uma violência silenciosa, institucional, que preservou as sociedades capitalistas e colonialistas e da humanidade oprimida. Violência revolucionária foi, portanto, necessário para combater a violência reacionária e limpar o caminho para a liberdade. O problema com a Revolução Francesa, Sartre disse, foi que o Terror de 1793 não matou muita gente. A velha ordem sobreviveu e acabou retornando.
O mesmo problema lógico retornou. Se não houvesse verdades universais, em cujo nome você pode pregar atos bárbaros, sem incentivar uma descida à barbárie? Desta vez, em vez de aforismos, Sartre recorreu ao dogmatismo. "Todos os anti-comunistas são os cães."
Suas lealdades políticas extremas desacreditado Sartre como um pensador na França, antes mesmo de sua morte. O renascimento do interesse acadêmico em Sartre nos últimos anos na França - e também na Alemanha - é principalmente um renascimento do interesse no início Sartre.
La nausée e L'Etre et le Neant pode levá-lo a lugar nenhum, mas quem disse que não era um destino? Como um exame poético-filosófica da condição humana, as questões de cauda perseguindo do sentido da vida, os livros têm poucos iguais.
Nos Estados Unidos, jovens estudiosos redescobriram o mais tarde Sartre, o Sartre politicamente engajado que detestava os EUA. Eles são especialmente fascinado por sua busca ao longo da vida para o significado da liberdade e seu conceito de violência institucional.
Jovens universitários do sexo feminino, preto e radical ver Sartre como uma das primeiras pessoas a colocar as questões levantadas pela "guerra contra o terrorismo", a globalização eo glib conservador, uso americano da palavra liberdade.
Pode liberdade no sentido EUA normais têm qualquer sentido se impõe a miséria dos outros, eles pedem. Não é um ato de má-fé, se for comprado à custa do aquecimento global, a opressão das mulheres e minorias raciais?
Scott Mclemee, que recentemente presidiu um simpósio acadêmico sobre Sartre em os EUA, disse: "Se o legado de Sartre uma vez parecia uma vítima da Guerra Fria, que cresce cada vez mais pertinente a maneira como vivemos agora as discussões sobre violência sistêmica, luta emancipatória. e terrorismo, que dominou a maior parte do seu trabalho já voltar à vista como assuntos de interesse para além da comunidade de estudiosos Sartre ".
Robert Stone, professor emérito de filosofia na Universidade de Long Island, diz que Sartre foi comprometido "com a idéia de que toda liberdade é interdependente, que se eu estou realmente escolher a minha própria liberdade, devo escolher ... um mundo em que as necessidades básicas são cumpridas, em que ninguém a liberdade está subordinada à violência sistêmica da privação desumana ".
O veterano escritor americano Norman Mailer diz que, au contraire, o falecido Sartre você fica em território escuro e sinistro. Ao tentar prescrever um ideal político, sem a bússola da moralidade ou religião, "nada endêmica instalada sobre floorlessness eterna", Sartre dirige um beco sem saída perigosa.
Quando ele era um homem muito jovem, Sartre disse que queria ser tanto Spinoza e Stendhal - em outras palavras, para ser um grande filósofo e um grande escritor ou artista. Ao longo de sua vida, ele alternava entre a escrita política e filosófica e da novela e da escrita teatral. Em última análise, em seus momentos mais modestos, ele parece ter se considerava um fracasso em ambos.
Sartre estava obcecado com a grande francês do século 19 romancista Gustave Flaubert. Ele passou duas décadas estudando o autor de Madame Bovary . Os resultados incompletos foram publicados apenas após a morte de Sartre.
Em uma das entrevistas mostradas no Bibliotheque Nationale exposição, Sartre chega perto de admitir que ele estava com ciúmes. Começou por sobre Flaubert como o pior exemplo de um escritor burguês, sem "compromisso político". Mais tarde, ele passou a considerar estilo famosa desengatada de Flaubert como um sinal de arte de enlouquecer: uma arte que estava além de seus próprios talentos.
Ao mesmo tempo, apesar do renascimento Sartre em os EUA radical, provavelmente será Sartre, o artista-escritor, ao invés de Sartre, o pensador político, que sobrevive. O núcleo de seu pensamento - o conceito de extrema verdade para si mesmo, de revolução pessoal constante, de infidelidade como o último ato de fé - é um impulso anarquista artísticas, e não uma prática uma política.
Apesar de toda sua falsamente modesto conversa de ser "apenas mais um homem" e um operário do intelecto, a maior criação de Sartre era ele mesmo. Ele era uma espécie de Picasso da palavra escrita.
É impossível dividir o seu trabalho a partir da persistente, persona cuidadosamente do homem: "o intelectual engajado", com dentes podres, Gauloises fumando no Café de Flore.
- The Independent

Profeta ou poser?

JEAN-PAUL SARTRE ON. . .
SOCIEDADE: .? "Pessoas que vivem em sociedade aprenderam a ver-se no espelho como eles aparecem para os seus amigos É por isso que a minha carne é nua Você pode dizer que sim, você pode dizer, a natureza sem humanidade ... As coisas estão ruins Coisas são muito ruins: Eu tenho isto, a sujeira, a náusea ".
EXISTÊNCIA: "A coisa que estava esperando estava em alerta, ele pulou sobre mim, que flui através de mim, estou cheio dela Não é nada:.. Eu sou a coisa Existência, liberado, individual, com inundações em cima de mim que eu existo... "
PENSANDO: "Seria melhor se eu pudesse parar de pensar Os pensamentos são as coisas mais maçante Duller que a carne..."
DEUS: "Eu não acredito em Deus ... Mas, no campo de internamento, eu aprendi a acreditar nos homens."
CRÍTICA: "Os críticos são pessoas que não tiveram sorte na vida, e no momento de desespero, encontrou um pequeno trabalho silencioso como o zelador de um cemitério ..."
MORTE DE POMPIDOU: "Pompidou havia ninguém Um homem é morto e muitas outras pessoas morreram naquele dia, as pessoas que caíram dos telhados ou em uma máquina não é mais importante do que isso. ...".
LIBERDADE: "O homem está condenado a ser livre, porque uma vez lançado no mundo, ele é responsável por tudo o que ele faz."
HELL: "O inferno são os outros."

Nenhum comentário: