domingo 25 2013

Universo Instagram


http://vejario.abril.com.br/blog/bruno-chateaubriand/as-ultimas/universo-instagram

Desde 2009 me tornei um aficionado por redes sociais. Seja facebook, twitter ou instagram, volta e meia me pego querendo ler e ver opiniões, fotos de amigos e conhecidos. Confesso que de um tempo para cá, percebi que tanta exposição faz parte de duas faces de uma mesma moeda. Por um lado, há, é claro, a diversão! O Instagram, por exemplo, se tornou um consultor de moda e beleza. Nos muitos “posts”, observa-se tanto homens quanto mulheres exibindo o visual, ou melhor, o “look do dia”. Não importa a ocasião. Seja para dar dicas de como se vestir para o trabalho ou o melhor visual para a balada, vivemos uma febre de consultores de moda.
foto publicada no Instagram
Nessa nova onda, vale até “momento grávida”. E parece que hábito de postar dicas para as futuras mães tem sido frequente na rede social. Não sei se por ter muitas amigas vivendo a magia da gestação, mas ontem mesmo me deparei com algumas fotos de mulheres compartilhando esse momento inesquecível para elas. Achei muito bacana e pensei: iria adorar ter visto essas imagens da minha mãe, quando ela estava grávida de mim em 1974/75. O que eu tenho são umas fotos, que adoro ver. Mas um perfil que me chamou muita atenção foi o da Karla Prado, que posta suas fotos com o visual do dia e acaba, com isso, criando um diário que poderá ser desfrutado para sempre por seu filho e por ela. E no caso do visual de uma grávida tem sempre um olhar mais brilhante, mais especial. Esse é o lado bom de tudo isso!

Por outro lado… Vejo que muitas pessoas extrapolaram e perderam a noção do que é público e do que é privado. Falta, com certeza, um manual de boas maneiras nessa nova forma de comunicação. Dia desses um conhecido publicou em sua rede aberta, ou seja, aquela que todo mundo pode ver, o convite de uma festa com endereço, hora e tudo mais do anfitrião. Imagina só a saia justa dessa pessoa, que convidou apenas algumas pessoas. Do nada sua reunião estava em uma rede social com endereço, telefone de confirmação e tudo mais para quem quisesse ver. Foi aí que pensei: por anda o livro de boas maneiras da atualidade? Muita gente estaria precisando de uma Carmem Mayrink Veiga, como existia nos anos 90, quando ela dizia como confirmar ou agradecer a um convite. Nos tempos de rede social, acho que precisaríamos de uma pessoa antenada e que soubesse explicar  que, mais importante que um RSVP – respondez s’il vous plait, ou, em português, confirme a sua presença, o termo deveria complementado por: não postar esse convite em sua rede social. Com certeza, esse puxão de orelha, iria, no mínimo, alertar para esse balcão de aceitação social que se tornaram as redes sociais.

Nenhum comentário: