quinta-feira 08 2013

Segundo Leandro Karnal, mais do que apostar na tecnologia, professor precisa conquistar os alunos

O professor foi o palestrante da manhã desta quinta-feira, 25, no Fórum de Educação 


Uma aula tecnológica não é garantia de uma boa absorção de conteúdos por parte do aluno. Antes de apostar em uma aula usando apenas em computadores e equipamentos de última geração é necessário compreender o aluno e conquistá-lo. Essa é uma das questões destacadas pelo professor e doutor da Unicamp na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, na palestra "Professor do Século XXI: entre o humano e o profissional" no V Fórum Internacional e IX Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires.
Para Leandro Karnal, mesmo nos dias atuais, ainda é possível ter uma boa aula debaixo de uma árvore. Apesar do adolescente atual ser "multifocal", é dever do professor aprender a disputar a atenção. Por isso, destaca que é importante o professor usar as tecnologias da informaçao e counicação em sala de aula, mas o profissional precisa ficar atento a velhas regras. A mais importante é de que mesmo com as mudanças dos tempos, o professor continua sendo uma exemplo para os mais jovens e que é ele que precisa dirigir a aula e não deixar a tecnologia comandar o ambiente.
Ele chama a atenção para uma das causas que pode explicar a importância que a adolescência passou a ter nos dias atuais. Segundo ele, atualmente, a juventude deixou de ser politizada, mas passou a dominar a técnica e, por conta disso, estamos convivendo com as primeiras gerações que, teoricamente, passaram a ter mais importância que os idosos, por conseguirem acessar rapidamente computadores ou celulares de última geração.
Segundo ele, as crianças e jovens são vistos como intocáveis e esquecem que traumas são importantes para o crescimento pessoal desse novo cidadão. Leandro Karnal destaca que, por tudo isso, a escola passou a ser vista unicamente como um espaço que precisa ser prazeroso e não como um ambiente de ensino e educação.
Professor precisa gerar a indignação no aluno e não transferir essa responsabilidade à tecnologia. Aluno só aprende quando os assuntos  passam a fazer sentido para ele e geram a curiosidade em saber mais sobre o tema tratado em sala de aula.
O V Fórum Internacional e IX Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires continuou à tarde com o doutor Miguel Gonzalez Arroyo, que fará a palestra "Mestre, Qual o Nosso Ofício?". À noite a fonoaudióloga Zulema Angeles Garcia Yañez traz o tema "O Professor Além do Ato da Transmissão". Os conferencistas vêm de São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre e Argentina.
Fonte: Portal RVA
http://www.portalrva.com.br/n/4284/leandro_karnal_fala_sobre_tecnologia_e_educacao.html

Nenhum comentário: