domingo 27 2013

Tarso Genro fala sobre Santa Maria - cobertura do incêndio que matou 245 pessoas em Santa Maria (RS)


12h49: A comunidade da boate Kiss no Facebook não para de receber mensagens relacionadas à tragédia. Boa parte são comentários indignados. “A boate não vai se pronunciar devido ao ao acontecido? Tinha ou não tinha saída de emergência?”, disse um usuário. Outro lembra que já conheceu a boate e que “o lugar não tinha nenhuma segurança”.
12h45: O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, divulgou um vídeo no YouTube no qual lamenta a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. Ele anunciou que vai para a cidade. “Não só a cidade, mas o Brasil está de luto”, disse.

12h44: Artistas, esportistas e políticos têm usado suas contas na rede social Twitter para se manifestar a respeito da tragédia em uma boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde centenas de pessoas morreram na madrugada deste domingo, 27, devido a um incêndio. O humorista Rafinha Bastos (@rafinhabastos), que é gaúcho, é uma das personalidades mais ativas. Ele tem postado diversos pedidos de ajuda para os feridos, como a doação de sangue, e para a Defensoria Civil da cidade. O artista também reivindica a ajuda de enfermeiros e psiquiatras para atender os feridos e familiares dos mortos. Com quase 6 milhões de seguidores, o jogador Neymar (@Njr92), do Santos, escreveu que pede “que Deus dê força aos familiares”. Os ex-jogadores de futebol Romário (@RomarioOnze) e Ronaldo (@ClaroRonaldo) também utilizaram o microblog para se solidarizar com os familiares e amigos das vítimas. Romário escreveu que “o sentimento de tristeza se mistura com o de indignação pelas possíveis causas desta tragédia” . Ronaldo Nazário, por sua vez, afirmou que o domingo é “triste”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (@padilhando), comunicou pelo Twitter que está mobilizando voluntários desde o início da manhã e que vai sair de São Paulo hoje para acompanhar os trabalhos em Santa Maria  ”in loco”. Em sua conta (@MarceloFreixo), o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL), que foi candidato à Prefeitura da capital fluminense no ano passado, afirmou que ficou “sem palavras” ao saber da tragédia na cidade gaúcha. A cantora Maria Rita (@MROFICIAL), filha de Elis Regina, que era gaúcha, pediu a seus seguidores no Twitter para analisarem “como podem ajudar”. O humorista Paulinho Serra (@paulinhoserra10), da MTV, pediu ajuda às vítimas por sua conta. Sergio Mallandro (@Mallandrosergio) oferceu seus “sentimentos a todos os familiares”. O apresentador de TV Serginho Groisman (@oserginho) disse oferecer seus “sentimentos para os pais e amigos”. E a atriz Fernanda Paes Leme (@FePaesLeme) escreveu que hospitais da região precisavam de doações de sangue.
12h39:  Ao entrar no local, soldados do Corpo de Bombeiros se depararam com uma barreira de corpos. “Os soldados tiveram que abrir caminho no meio dos corpos para tentar chegar às pessoas que ainda estavam agonizando”, descreve o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.
12h35:  O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss estava vencidodesde agosto de 2012, segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.
12h29: Acompanhe o que as pessoas estão falando sobre a tragédia na boate num raio de 15 km a partir do centro de Santa Maria.
12h26: Cães farejadores estão nos escombros da boate. O Corpo de Bombeiros quer ser certificar que não há mais corpos no local.

12h23: Prefeitura de Santa Maria (RS) decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação emergencial de profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, para ajudar as famílias. Velório coletivo será realizado no centro desportivo municipal.
12h16: À Globonews, jovem que estava na boate contou que muitas pessoas foram pisoteadas e não conseguiram sair da boate. Segundo o depoimento, parecia um “filme de terror”. Segurança contou à rede RBS que fogo começou na espuma acústica que revestia a boate.
11h38: Sites de importantes jornais do mundo, como o espanhol El País e o Los Angeles Times, dos Estados Unidos, destacavam na primeira página de seus sites, na manhã deste domingo, 27, a tragédia na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou ao menos 180 mortos.  O El País publicava uma foto grande de um carro de bombeiros perto do local do incêndio e reportava que o fogo “se originou depois de um espetáculo pirotécnico da banda que atuava no local”.  A notícia era a principal de todo o site da publicação. Usando a mesma foto, de uma agência internacional, o Los Angeles Times também tratava a notícia como a principal do momento. Os principais jornais da Argentina, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, deram amplo espaço em suas páginas iniciais na internet para a cobertura do incêndio. O Clarín trazia inclusive um vídeo com imagens de TV feitas durante o trabalho dos bombeiros. Já o La Nacion escrevia em sua principal matéria do momento que o incêndio, iniciado por volta das 2h do domingo, foi controlado “máis de três horas depois”. O português Diário de Notícias trazia uma reportagem sobre o incêndio como a segunda principal em seu site, abaixo de uma sobre um acidente rodoviário que deixou 11 mortos naquele país. Por sua vez, uma das mais importantes revistas da Alemanha, a Der Spiegel, dava amplo destaque ao incêndio na sua página virtual, escrevendo que, além dos mortos, o desastre deixou 200 feridos. A rede de TV norte-americana CNN também trazia a notícia destacada em seu site. De acordo com a apuração da emissora, “a maioria dos vítimas aparentemente morreu por causa da inalação da fumaça”. A britânica BBC dava a tragédia como uma das principais notícias na sua página: “Ao menos 180 pessoas morrem em um incêndio no Sul do Brasil”.
11h37: Com 245 mortos confirmados pela polícia, o incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. Antes, o incidente com maior número de mortos no estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.
11h35: O número de mortos em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, chega a 245, informou a Brigada Militar, em uma entrevista coletiva. Não há mais corpos no local. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.
11h30: Confirmado:  48 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.
8h23:  Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre 1.000 e 2.000 pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria adolescentes. O governador do RS, Tarso Genro, confirmou que se dirigirá a Santa Maria nesta manhã.
8h15: Segundo a polícia, número de mortos pode chegar a 90.
7h51: Ao menos 20 pessoas morreram em um incêndio em uma boate em Santa Maria, no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda, na boate Kiss. O material de isolamento acústico do prédio incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas. Duzentas pessoas estão sendo atendidas nos hospitais da região, que estão solicitando auxílio de profissionais para atendimento. Nesse momento, oito pessoas estão internadas em estado gravíssimo. Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica.

Nenhum comentário: