domingo 03 2012

As 'cobaias'


Entre Bíblias e pesquisas


Quem é: Arnold Stephen Jacobs Jr, mais conhecido como AJ Jacobs, 44 anos. Escritor americano e editor especial da revista Esquire.
O que fez: Jacobs é autor dos best-sellers Drop Dead Healthy (Caia Morto Saudavelmente, em tradução livre), My life as an Experiment (Minha vida como um experimento, em tradução livre), Um Ano Bíblico e The Know-it-all (O sabe tudo, em tradução livre). Para escrever sua obra mais famosa, Um Ano Bíblico, Jacobs passou um ano vivendo sob os preceitos e mandamentos da Bíblia. Seu objetivo era descobrir o que poderia ser realmente relevante – e bom –, e o que não teria mais utilidade no século XXI. Jacobs passou, então, a seguir uma maratona de regras: era proibido de usar roupas feitas de fibras mistas, de se sentar em lugares onde mulheres menstruadas haviam sentado, de mentir, fazer fofoca ou cobiçar. Ele estava autorizado ainda a apedrejar adúlteros – o que fez apenas uma vez (com pedregulhos, sem ferir o adúltero).
Em Drop Dead Healthy, livro recém-publicado nos Estados Unidos, Jacobs passou dois anos testando as pesquisas que, em teoria, deveriam deixá-lo mais saudável. “Foram mais de 100 estudos testados, talvez até 200”, diz. Na lista estão: andar de capacete para evitar traumatismos causados por tombos rotineiros, usar fone de ouvido para abafar o barulho externo e evitar os danos que o barulho causa à saúde e uma rotina de exercícios físicos na academia. Entre as dietas testadas estão a dos sucos e a dos alimentos crus.
Resultados: Após o fim do projeto Drop Dead Healthy, Jacobs chegou à conclusão de que seguir ao pé da letra toda pesquisa científica pode fazer mal à saúde. "Existe muito estudo ridículo, muita ciência ruim. Você pode, por exemplo, encontrar pesquisas que dizem que o bacon é saudável. Bem que eu gostaria...". Além do problema na seleção do estudo a ser seguido, Jacobs afirma que há outro problema. "É impossível seguir absolutamente tudo, isso seria esmagador e estressante, tudo menos saudável. O que eu descobri é que você pode se tornar doentiamente obcecado por saúde."

Regime nerd


Quem é: Craig Engler, 45 anos. Executivo sênior da TV Digital Syfy, canal a cabo americano voltado para séries e filmes de ficção científica, criador do primeiro site profissional sobre ficção científica, oScience Fiction Weekly, e jogador profissional da Nintendo. Escreve esporadicamente sobre tecnologia e ficção científica para BoingBoing, Mashable e Wired.
O que ele fez: Depois de perder um amigo vítima de ataque cardíaco, Engler fez um check up e acabou descobrindo que sua saúde ia de mal a pior. Abalado, começou a testar algumas pesquisas que poderiam ser adequadas ao estilo de vida de um nerd - 'sempre na frente do computador ou do videogame'. "A melhor coisa que fiz foi adaptar o computador a uma esteira'’, disse. Foi a forma que ele encontrou para continuar na internet e caminhar ao mesmo tempo.
Outra dica testada por Engler é a de delimitar a quantidade de alimento levada para frente do computador. "Ninguém presta atenção no que está comendo quando está na internet, e sempre come mais." Assim, a sugestão é servir-se de parcelas fixas. Em vez de levar o pacote de salgadinhos para a mesa, leve apenas uma pequena porção. "E beba muita água. Além de diminuir a quantidade de açúcar ingerida, você ainda vai ser obrigado a se levantar mais vezes para ir ao banheiro."

Resultado: Engler, que chegou a pesar 102 quilos, conseguiu emagrecer 30 quilos. Hoje, a balança do executivo marca 72 quilos. O conteúdo do blog Weighthacker.com, onde ensina geeks a emagrecer, será transformado no livro Weight Hacking: A Guide For Geeks Who Want To Lose Weight And Get Fit(Hackeando o peso: um guia para geeks que desejam perder peso e ficar em forma, em tradução literal). A publicação será financiada pelo modelo crowdfunding e deve ser lançada em setembro deste ano.

Guru da boa forma


Quem é: Timothy Ferriss, 34 anos. Escritor americano, palestrante e empresário.
Feito: Tim Ferriss se submete há 16 anos a uma série de experiências para aprimorar seu corpo. Ele já chegou a implantar um chip com sensor no tórax, para checar em tempo real o nível de glicose no sangue. Seus principais experimentos envolvem a ingestão de substâncias em doses diferentes das prescritas e de alimentos em grandes quantidades. Em um deles, passou três semanas comendo apenas nozes, castanhas e carne. Diz ter derrubado seu colesterol e triplicado a testosterona.
Resultado: As investidas de Ferriss resultaram em dois best-sellers, The 4-Hour Workweek e The 4-Hour Body. Com um de seus experimentos, ganhou, em 28 dias, impressionantes 15 quilos de músculos e perdeu 1,3 quilo de gordura — um resultado quase impossível sem o uso de esteroides. Outro experimento, com o objetivo de "restaurar seu corpo ao que era aos 20 anos", o levou a injetar seu próprio sangue depois de 'refinado', células-tronco e hormônio. Ferris precisou de uma cirurgia por causa de uma infecção causada pelo teste, mas afirmou que, após seis meses, seu corpo obteve os resultados esperados.


Nenhum comentário: